GRAMADO – A Câmara de Vereadores nesta semana, teve um espaço que parecia uma quadra esportiva ou um tatame. Duas entidades do esporte foram homenageadas na noite de quarta-feira (16), com o recebimento da placa de Moção de Aplausos pela atuação com crianças e adolescentes.
Uma das condecoradas foi a Associação de Jiu Jitsu Gramado. A proposição da homenagem foi do vereador Neri da Farmácia (Progressistas) pelos 10 anos de atuação no município e aprovada pelos demais. A entidade foi criada em 2012, pelos amigos Roger Pierre Vidal, Rafael Cavalli, Jeferson Mewius e Édson Alves, com a iniciativa de fazer com que crianças que não tivessem condições financeiras, tivessem acesso ao esporte.
Atualmente a Associação atende 150 alunos do projeto da associação e das Secretarias de Esportes e Lazer e Educação, em turno inverso da escola em uma sala cedida dentro do Complexo Esportivo do Ernestão, no bairro Piratini e na Vila Olímpica, Várzea Grande.
Além de participar de alguns campeonatos com resultados positivos, Róger que é um dos professores da associação relatou que a importância do projeto está fundamentalmente na formação cidadã e revelou que já tem semeado pontos positivos dentro da própria entidade.
“O projeto é muito importante, pois já passou inúmeras crianças e jovens que hoje nos falam que o Jiu Jitsu foi fundamental na formação de seus caráteres e por se tornar pessoas com mais determinação e garra. Hoje também temos dois professores que estão com 18 anos e começaram no projeto quando tinha apenas 6 anos e estão ajudando a levar o legado”, comentou.
Felicidade em ter o reconhecimento de um trabalho social reconhecido. Este foi o sentimento declarado por Róger da homenagem recebida, principalmente por auxiliar na mudança de vida de crianças e adolescentes em Gramado.
“Recebemos a notícia com muita alegria de que seríamos homenageados, pois é saber que a sociedade está vendo o nosso trabalho por meio da Câmara de Vereadores. São mais de 12 anos de trabalho voluntário que busca mudar a vida de jovens e crianças pelo Jiu Jitsu e neste ano que estamos fazendo 10 anos de associação devidamente regularizada esta homenagem veio para coroar um belo trabalho de todos os envolvidos no projeto”, enfatizou o professor Róger.
Do tatame para o futsal. Outra entidade agraciada pela placa de Moção de Aplausos é a escolinha de futsal Guerreiro Sports – Escola Desportiva. A proposta partiu do vereador Professor Daniel (PT), com o apoio do demais parlamentares. O clube criado em 13 de agosto de 1983, atende cerca de 140 alunos em Canela no ginásio do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário, na rua Batista Luzardo e Gramado na sede da AABB. A escolinha iniciou efetivamente em 1984, em uma quadra de cimento no Parque do Sesi, depois passando para a quadra e utilizando o campo de futebol.
Sérgio lembrou do começo das atividades de forma mais voluntária, mas que ao passar dos anos, com o crescimento da modalidade, da escolinha e do próprio professor foi ganhando um marco mais profissional.
“A experiência inicial, quando tudo ainda era um ideal, partiu da observação que muitos jovens ocupavam qualquer espaço para jogar bola, sem orientação e como mera forma de diversão e entretenimento. Dessa forma, as aulas iniciais foram ministradas praticamente de forma voluntária, com a convicção e firme propósito de oportunizar aos jovens algo inovador, tendo no esporte o elemento catalizador e mecanismo de inclusão social, educação e promoção da cidadania. A partir de 1988, na quadra da ‘Evangélica’ [Canela] tivemos um modelo trabalho mais profissional. Somos pioneira como escolinha de futsal e futebol”, disse recordando que a escolinha também já teve a prática do vôlei.
Contribuir com a sociedade e ser lembrado desta forma, foi comentado por Sérgio como de muita felicidade, quando anunciaram que receberia a premiação no legislativo gramadense. “Quando recebi a notícia foi com muita alegria a satisfação pelo reconhecimento. Certeza que estamos no caminho certo. Realizado por ver o nosso trabalho sendo reconhecido e por aqueles que passaram como alunos, fruto de disciplina dedicação. Formamos bons valores e isso é uma série de coisas que uma escola de futebol tem que passar e dar bons frutos”, comentou.

