InícioPolíticaGramado e Canela“Habitação é uma preocupação maior, tanto minha quanto do prefeito”

“Habitação é uma preocupação maior, tanto minha quanto do prefeito”

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tiago Manique

[email protected]

CANELA – Eleita vereadora com 473 votos, Carmen Seibt (PSDB) recebeu a confiança dos canelenses para seu terceiro mandato consecutivo. Reeleita e se preparando para cumprir mais quatro anos na Câmara Municipal, a partir de 2025, um convite do prefeito eleito Gilberto Cezar nos últimos dias mudou os planos. Após conversas no final de semana passado, Gilberto anunciou na noite de segunda-feira (25), em suas redes sociais, que a ex-vice-prefeita em duas oportunidades será a próxima secretária de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, pasta que também já atuou duas vezes.

Habitação

A reportagem do Jornal Integração conversou com dona Carmen direto de sua residência no bairro São José na manhã desta terça-feira (26), onde falou sobre o legislativo, mas, após ser anunciada como secretária para 2025, enfatizou diversos pontos que acredita ser prioritários a partir de janeiro. Com experiência na área em que atuará, ela lembrou que, quando esteve à frente da pasta de 2006 a 2008 e em 2021, os desafios eram diferentes. Atualmente, pontuou que a maior demanda é na área da habitação.

“A cidade cresceu muito, assim como os problemas. Nós temos um problema sério de habitação. É uma preocupação maior, tanto minha quanto do prefeito, porque sabemos que as nossas famílias não vivem melhor, não vivem com maior dignidade, pelo aluguel que têm que pagar. E então, como a minha mãe dizia, o aluguel é o pão da mesa que vai embora. Não tem retorno. Se conseguirmos oferecer os programas sociais do governo federal, para que as pessoas possam ter essa tranquilidade de pagar o que é seu e com valor bem abaixo do que é um aluguel, elas terão uma vida mais digna. E essa é uma busca que precisamos nos dedicar muito para que isso aconteça. Vamos em frente”, pontuou.

Uma das tarefas nos primeiros dias a ser resolvidas será a situação das famílias que ainda estão residindo em um hotel da cidade. Cerca de 140 pessoas estão vivendo lá desde a catástrofe climática de maio. A maior parte estava residindo em áreas de risco, e a Prefeitura de Canela as alojou neste local. Conforme apurado pela reportagem do Jornal Integração, cerca de R$ 300 mil é o custo para os cofres públicos. Dona Carmen detalhou o que será realizado para solucionar esta questão.

“Estando como vereadora, fiz vários pedidos de informações sobre isso. É uma situação séria, grave, mas deve ser resolvida. Como as casas lá no bairro São Lucas [loteamento] já estão iniciadas, a proposta é terminar o quanto antes essas casas, para que essas pessoas possam ser removidas para sua casinha. Assim, resolvemos esses problemas de aluguéis, alimentação, e tudo o que está sendo gasto pelo município. Mas isso já temos projetado como um dos primeiros problemas que precisaremos atacar”, pontuou.

Capacitar as pessoas

Buscar uma alternativa diferente dentro da Assistência Social, para não oferecer somente o assistencialismo, e oferecer alternativas para que os usuários possam, aos poucos, conquistar autonomia em suas vidas. Carmen Seibt adiantou que essa proposta, em conjunto com Gilberto Cezar, é um dos pontos de trabalho que pretende implantar na Secretaria.

“Essa é uma proposta que o prefeito já colocou: nós temos que buscar capacitações para as pessoas, mostrar que elas têm condições de lutar pela vida com dignidade, porque o trabalho é a dignidade do ser humano. Temos que mostrar que, por meio do trabalho, dedicação e daquilo que vai lhes ser oferecido, elas podem buscar uma vida digna, sem depender do auxílio do governo. Mas isso é um trabalho lento, porque as famílias estão muito acostumadas a esse assistencialismo. Temos que mostrar que a dignidade vem do trabalho, do suor, onde você coloca o pão do seu suor na mesa. É outro sentido, mas vamos buscar esse caminho. Temos que capacitar as pessoas para isso”, comentou.

Parcerias e alternativas

De que forma apresentar para as pessoas alternativas de qualificação? Uma das áreas a serem proporcionadas, segundo dona Carmen, é aproveitar as oficinas oferecidas dentro dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para mulheres e buscar atender os jovens.

“Os Cras oferecem oficinas para as mulheres, capoeira, mas sabemos que podemos oferecer mais, porque os grupos de mulheres que se reúnem nos Cras aprendem artesanato, tricô, crochê, e isso é muito bom para as mulheres que não podem trabalhar fora ou que já não têm mais idade para isso. Elas se reúnem, compartilham saberes. Mas temos que proporcionar também oportunidades de qualificação para os mais jovens. A ideia é buscar parcerias com empresas para estágios para estudantes, mas nem todos estão estudando. Então, é uma tarefa muito árdua, bem difícil, mas tenho certeza de que, com uma boa equipe, podemos fazer um bom trabalho. Tem que ser sempre em equipe, unidos com Secretarias, prefeito e funcionários, porque sozinho ninguém faz nada”, disse.

Equipe de trabalho

Dona Carmen confidenciou que, por mais que seu nome estivesse sendo especulado para assumir a Assistência Social, o convite oficial partiu no final de semana do prefeito eleito Gilberto Cezar. Com os dados em mãos sobre quantas pessoas serão necessárias para formar a equipe que atuará na pasta, a futura secretária mencionou que está iniciando o processo de análise. Citou os Cargos de Confiança (CC’s), que devem ser preenchidos por partidos aliados, mas destacou que os cargos considerados principais, citados por ele, serão de sua confiança.

“Alguns cargos principais vou buscar pessoas da minha confiança, que sei que vão trabalhar e ajudar nesse trabalho difícil, e tem que dar resultados. Como eu disse para o prefeito, se eu não der resultados, vou chegar e dizer: ‘Olha, não deu, a gente tem que ter essa humildade de reconhecer quando não é possível’. Assim, vou avaliar cada pessoa que convidar, para que seja alguém que vai ser parceiro. O resultado não é para nós, mas para a comunidade”, avisou.

Trabalho como vereadora

Eleita para seu terceiro mandato, Carmen destacou a renovação no legislativo canelense e agradeceu pela confiança depositada em seu nome para o legislativo, mas afirmou que, no momento, cumprirá a função de secretária de Assistência Social. “Vejo essa renovação com muita alegria, muita esperança, porque tudo tem que ser renovado de vez em quando. Até na vida da gente, renovamos algumas coisas para nos sentir melhor e avançar. Então, essa renovação que aconteceu vejo com muita esperança. Está na hora de pessoas novas irem assumindo esses cargos tão importantes para a comunidade. Agradeço muito às pessoas que ainda confiam no meu trabalho e me deram essa vitória. Vamos em frente, com humildade, carinho, mas com muita responsabilidade. Agora, nesse cargo como secretária de Assistência Social, que é um trabalho bem difícil, contamos com o apoio de vocês para as campanhas, para aquilo que precisarmos. Vamos lutar muito e trabalhar para que nossa comunidade viva melhor”, finalizou.

Sobre Carmen Seibt

Carmen tem uma trajetória marcada pelo compromisso com as causas sociais e pelo cuidado com as famílias canelenses. Com ampla experiência na vida pública, Carmen iniciou sua trajetória política em 1996, como candidata a vereadora. Foi Vice-Prefeita de Canela por dois mandatos (2005-2008 e 2013-2016), onde desempenhou papel fundamental no fortalecimento das políticas públicas e sociais.

Em 2017, foi eleita vereadora e reeleita em 2020 e 2024, destacando-se por projetos voltados à saúde, educação e assistência social. Durante sua atuação legislativa, apresentou importantes iniciativas e participou ativamente de debates em prol do desenvolvimento social do município.

Além de sua atuação como vereadora e vice-prefeita, Carmen assumiu a Secretaria de Governança, Planejamento e Gestão em 2022, consolidando sua experiência administrativa e implementando medidas para aprimorar a eficiência da gestão pública. Sua atuação sempre foi marcada por uma postura ética, empática e voltada para o diálogo com a comunidade.

Sob sua liderança, a Secretaria de assistência social promoveu a reformulação da Lei do Aluguel Social, garantindo maior eficiência no atendimento a famílias em situações extremas de vulnerabilidade. Além disso, Carmen foi uma das principais responsáveis pela campanha “Não é Não”, em parceria com órgãos locais, conscientizando a sociedade sobre o combate à violência de gênero e a participação em ações importantes da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, que trouxe debates essenciais sobre a assistência como direito garantido pelo Estado, além de outras diversas ações que buscaram principalmente a redução de desigualdades em Canela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...
error: Conteúdo protegido