GRAMADO – A emoção tomou conta do plenário da Câmara Municipal de Gramado na noite desta quarta-feira, dia 10, durante a 9ª Sessão Solene da Casa. Na ocasião, foi entregue uma Moção de Reconhecimento, de autoria do vereador Roberto Cavallin, ao grupo “Todos Pelo RS”, em homenagem ao relevante e grandioso trabalho de solidariedade realizado durante as severas catástrofes climáticas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio do ano passado.
Em um momento de extrema dificuldade, não apenas para Gramado, mas para todo o Estado, o grupo — que na solenidade esteve representado pela líder Sangela Morais — mobilizou voluntários, arrecadou donativos e prestou assistência direta às vítimas das enchentes e desastres naturais. A atuação foi marcada por comprometimento, empatia e um genuíno espírito humanitário.
Emocionada, Sangela subiu à tribuna e agradeceu não apenas à homenagem, mas também a todos que se solidarizaram com a causa: “Quando cheguei aqui, já fiquei profundamente emocionada em ver nosso grupo reunido e reencontrar tantas pessoas que fizeram a diferença no ano passado. Esta homenagem é um reconhecimento a um trabalho de empatia, solidariedade e compaixão com o próximo. Trabalhamos para devolver o sorriso e o brilho no olhar dos gaúchos que foram atingidos. Quero agradecer a bravura de cada um de vocês, pois sem vocês esta homenagem não seria possível. Agradeço ao vereador Cavallin e a esta Casa por este gesto. Com união, somos mais fortes – e é por isso que nós, gaúchos, nascidos aqui ou vindos de fora, seguimos vencendo. Somos um povo que não desiste e que vai à luta. Muito obrigada.”
As ações do “Todos Pelo RS” não apenas aliviaram o sofrimento de inúmeras famílias, como também inspiraram outros grupos e instituições a agir. A união de esforços mostrou que a solidariedade coletiva é um dos pilares para reconstruir comunidades e fortalecer laços sociais.
“Nada do que vocês fizeram foi para si mesmos, foi para o outro. Vocês se doaram de corpo e alma, desejando apenas ver nosso Estado se reerguer. O trabalho deste grupo foi imprescindível, fascinante. Cada mão que se uniu fez diferença em todas as cidades por onde vocês passaram. Parabéns por coordenar e liderar um movimento tão grandioso. Esta homenagem é simbólica, mas carrega a gratidão de toda uma cidade”, destacou o proponente da moção, vereador Roberto Cavallin.