InícioGeralGramado e CanelaGrupo da Governança de Inovação de Canela realiza visitas técnicas

Grupo da Governança de Inovação de Canela realiza visitas técnicas

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Na sexta-feira (18.11), integrantes do grupo PROVOCA – a Governança de Inovação de Canela , conduzidos pela consultora do SebraeRS Luana Belarmino, realizaram visita técnica junto ao hubs de inovação em Caxias do Sul.
A primeira visita aconteceu na Conexo, hub de inovação ligado às Empresas Randon. A Conexo funciona como um hub de conexões, por meio físico e digital, entre as Empresas Randon e diversos players (investidores) como empreendedores, outras grandes empresas, startups, universidades, instituições deste ecossistema e a comunidade.


O hub está instalado em um moderno prédio projetado com áreas para cocriação, interação e produção de conteúdo. No ambiente digital, a empresa disponibiliza uma aplicação que permite a interconexão entre os variados interessados, permitindo a cooperação e o desenvolvimento de novas ideias, em um ambiente de coexistência.
Seu objetivo é criar conexões para gerar conhecimento, fortalecer networking, resolver problemas reais, valorizar ideias, capacitar as pessoas e gerar novas possibilidades de negócios.


Na TecnoUCS também estiveram visitando as empresas Marcopolo Next e Marco Zero.

A Marcopolo Next está voltada para o futuro da mobilidade e segue o conceito de company builder, ou seja, uma divisão essencialmente voltada para novos negócios. A divisão desenvolve serviços e sistemas inteligentes que facilitem o deslocamento e a conexão das pessoas. Por meio da Marcopolo Next, a companhia expande a sua atuação com projetos envolvendo novas tecnologias, novos sistemas de mobilidade e novos modais, como elétrico e metroferroviário, além dos ônibus. Já a Marco Zero nasceu para fortalecer a estrutura de corporate venture capital (CVC) da fabricante de ônibus. É parte estratégica da Marcopolo para atrair e adotar inovações, além de fomentar a inovação aberta, se integrar a startups, aceleradoras, hubs, investidores e grupos estratégicos, além de se aproximar de novos mercados.


Também dentro do parque tecnológico, o grupo soube mais sobre o Instituto Hélice, que aproximou empresas tradicionais da região com startups, visando à solução de problemas reais e a geração de inovações, colocando a Serra gaúcha no mapa dos ecossistemas inovadores do país. Surgida como um movimento criado pelas Empresas Randon, Marcopolo, Móveis Florense e Soprano, a iniciativa ganhou personalidade jurídica e incorporou mais organizações, que executam processos de inovação aberta, desenvolvendo redes de confiança e realizando ações para fortalecer o ecossistema.
Finalizando as atividades, o grupo esteve na sede do Sebrae Caxias do Sul conhecendo o espaço e conversando com o Coordenador Regional da Serra Gaúcha Gustavo Rech, que explicou sobre as áreas de atuação do Sebrae RS, e de que forma a instituição pode contribuir com as micro e pequenas empresas, e também com o poder público.

Após, o representante da Governança de Inovação de Caxias de Sul, Cleber Figueredo, apresentou ao grupo de Canela as ações já realizadas e também previstas para o ecossistema de Caxias de Sul.


ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DE CANELA

O desenvolvimento de um ambiente favorável ao empreendedorismo e à inovação está sendo fortalecido em Canela com os trabalhos da governança local de inovação, o PROVOCA. A ação faz parte do eixo Inovação do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com a prefeitura. Representantes da governança e da sociedade civil se reúnem em oficinas para debater o cenário no município e no país.
Foram nove encontros presenciais mensais liderados por Luana Belarmino, consultora do Sebrae RS.
O ecossistema de inovação é plural e multisetorial, sendo formado por representantes do poder público, da iniciativa privada, da academia, de instituições e organizações sociais. O objetivo é debater o cenário de inovação para projetar oportunidades de novos negócios na cidade a partir desse mapeamento de setores potencialmente promissores.
Mais informações, entrar em contato com o CIDICA, por meio do Instagram @cidicacanela, telefone (54) 3282-5167, ou e-mail [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido