GRAMADO – A Secretaria de Turismo de Gramado promoveu, na tarde de segunda-feira (17), o I Seminário de Turismo Rural e de Base Comunitária, realizado no auditório da Sicredi Pioneira, apoiadora do evento. O encontro reuniu cerca de 50 pessoas, entre produtores rurais, empreendedores, lideranças comunitárias, representantes de entidades e imprensa, fortalecendo o diálogo sobre o futuro do turismo no interior do município.
O evento iniciou com a apresentação do Coro Etnias de Gramado, seguido da declamação do Manifesto do novo posicionamento de Gramado, realizada pela multiartista Carol Thoen, e da exibição do vídeo oficial da nova marca da cidade — ambos resultados do processo de City Branding “Gramado do Amanhã”.
Estiveram presentes na abertura o vice-prefeito Luia Barbacovi, o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato, e o secretário da Agricultura, Eliezer Nascimento de Lima. As falas ressaltaram a importância das comunidades rurais para a preservação das tradições, para o fortalecimento das governanças locais e para a construção de um modelo de turismo que respeita e valoriza o território.
O secretário Ricardo salientou que o trabalho no interior deve ser orientado por princípios de identidade, cooperação e protagonismo comunitário. “Nosso compromisso é construir, junto às famílias e lideranças rurais, um turismo que mantenha vivas as raízes de Gramado, fortaleça o território e promova desenvolvimento por meio de governanças participativas”, disse. Já o vice-prefeito Luia Barbacovi falou sobre a importância do evento. “Este é um encontro importante para trocar ideias, falar sobre inovações no meio rural e fazer com que o turismo cresça e se qualifique ainda mais no interior”, destacou.
A tarde contou ainda com o painel “Gramado do Amanhã: Perspectivas para o turismo no interior”, apresentado pela Secretaria de Turismo, e a palestra da consultora Luciana Thomé, que abordou herança cultural, patrimônio e futuro do turismo rural, trazendo o case da Rota do Enxaimel de Pomerode (SC) — referência nacional e internacional em turismo comunitário. A programação incluiu também uma apresentação da Sicredi Pioneira sobre cooperação e desenvolvimento sustentável.
O último painel trouxe reflexões sobre os desafios e oportunidades do turismo de base comunitária em Gramado, com contribuições de Janete, da Emater, e Marlise Grings, do Roteiro Quatrilho, da Linha 28, que compartilharam aprendizados da visita técnica realizada aos Caminhos de Pedra e ao Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves e experiências práticas das comunidades locais.













