GRAMADO – Em uma iniciativa voltada à saúde mental, o Gabinete da Primeira-Dama de Gramado promoveu, na última terça-feira (22), uma palestra sobre traumas. O evento faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.
A palestra teve como convidado o psicoterapeuta Eric Spady, diretor do Projeto Hidden Treasures, em Kansas City, Missouri (EUA). Especialista em Somatic Experiencing, ele abordou como os traumas afetam não apenas a mente, mas também o corpo. “O trauma, quando ocorre, não se limita somente à mente, ele pode também se manifestar profundamente no corpo. A terapia somática busca liberar essas marcas corporais e promover a integração entre mente, emoções e sensações físicas”, explicou Eric.
O especialista ressaltou a importância de regular o sistema nervoso central para que o corpo consiga retornar ao seu ponto de equilíbrio após um evento traumático. Durante a tarde, histórias de superação também foram compartilhadas. Paula Francieli, por exemplo, dona do canal @alemdador1 no Instagram, relatou sua trajetória de superação da violência doméstica.
A diretora do Gabinete da Primeira-Dama, Suzana Strassburger, comentou sobre a importância desses relatos. “Uma trajetória que nos inspira a entender que, quando queremos, é possível sim, interromper o ciclo da violência”, afirmou Suzana.
O evento contou com a participação de Katiane Reis, coordenadora de Saúde Mental do município, e Flávia Oliveira, diretora da Vigilância em Saúde, além dos tradutores Douglas e Alice Hugentobler. A iniciativa reforça o compromisso do Gabinete da Primeira-Dama com temas relevantes para o bem-estar da comunidade.