GRAMADO – Com o objetivo de proporcionar novos espaços de lazer para a comunidade gramadense, além de incentivar a ocupação dos espaços públicos, sem custo, a Prefeitura de Gramado apresentou aos vereadores um Projeto de Lei que institui o “Chimarródromo Municipal”. Além disso, o projeto, caso seja aprovado, autoriza o Poder Executivo a realizar a concessão de uso do espaço público.
A ideia visa a instalação de máquinas automáticas com água filtrada quente e gelada para os moradores e turistas. “Avaliando o momento atual em que vivemos, percebe-se essa necessidade de promover ações de sustentabilidade que, por exemplo, diminuam o consumo de água em garrafas descartáveis”, diz um trecho do projeto.
A ação também tem um aspecto cultural e histórico muito forte, onde se busca a valorização da cultura gaúcha mediante o fornecimento de água em temperatura ideal para chimarrão. Pensando em incluir todos os públicos, o projeto prevê um equipamento adepto a atender à necessidade dos pets, fornecendo água em temperatura ambiente para os mesmos.
A concessão de uso do espaço público será a título oneroso com pagamento de parcela do valor arrecadado com a outorga de imagem, sendo que o percentual a ser repassado ao Município será definido pela disputa, no processo licitatório da Concessão.
A ideia da Administração Municipal é que a estética da estrutura faça referências às características de Gramado, porém ainda não existe um esboço da estrutura.
O Projeto de Lei foi lido na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores e agora tramita nas comissões internas da casa legislativa antes de ir para a votação no Plenário Júlio Floriano Petersen.
Onde serão instalados
– Lago Joaquina Rita Bier;
– Lago Negro;
– Praça das Etnias;
– Praça Major Nicoletti;
– Vila Olímpica;
– Complexo do Perinão.
Texto: Gabriel Bremstrop











