GRAMADO – Após os problemas enfrentados no final de dezembro e o aumento na produção de lixo em praticamente todos os bairros, a Secretaria de Meio Ambiente intensificou a coleta de lixo seletivo e orgânico no município. Em vários bairros da cidade o serviço é prestado duas vezes ao dia, pela manhã e a tarde. Durante a paralisação da coleta, a pasta contabilizou o acúmulo de 162 toneladas de resíduos.
“Todos somos conhecedores das problemáticas que envolvem a coleta de lixo. Prova foi as interrupções que sofremos em dezembro e para garantir que novos episódios não ocorram a frota de caminhões da coleta de lixo terá um reforço, e aumento garante um planejamento de coleta diária em todos os bairros do município. Além disso, nos bairros mais populosos, a coleta de lixo poderá ocorrer até duas vezes ao dia”, destaca a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Cristine Steffens.
Esse empenho e ampliação no serviço de coleta de lixo começou no início de janeiro. Atualmente são produzidas diariamente 40 toneladas de resíduos sólidos. “A coleta de resíduos é muito ampla. Todos querem ter suas ruas limpas e bem cuidadas, porém as vezes esquecem que seu vizinho depositou um sofá, uma geladeira ou mesmo entulhos e restos de material verde. Tudo isso cabe a Prefeitura dar uma destinação e o descarte correto, além de que é necessária a conscientização de todos, o lixo que produzimos hoje reflete no meio ambiente do futuro”, disse Cristine.