GRAMADO – A Secretaria de Turismo de Gramado e o Convention & Visitors Bureau firmaram, em julho de 2025, um termo de fomento para ampliar a divulgação do destino diretamente ao público final (B2C) ao longo de 2025 e com diversas ações planejadas para 2026. A execução das iniciativas foi confiada à Aviareps, empresa global especializada em marketing, vendas e comunicação para destinos turísticos. Atualmente, Gramado é o único destino brasileiro representado pela companhia, o que reforça a relevância e o prestígio dessa parceria.
Para ampliar a visibilidade do município, foram realizadas viagens de familiarização com influenciadores digitais. Em setembro, a Influencer Trip Nacional reuniu cinco criadores de conteúdo de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, alcançando mais de 850 mil seguidores. Em outubro, a ação se voltou ao mercado argentino, com a participação de três influenciadores de Buenos Aires que, juntos, somaram mais de 1 milhão de seguidores, fortalecendo a presença de Gramado no país vizinho.
Na área de comunicação e imprensa, a Aviareps mantém um fluxo contínuo de divulgação. Press releases mensais são enviados para jornalistas brasileiros e argentinos, resultando em mais de 25 publicações espontâneas. A estratégia também incluiu um grande evento para imprensa em São Paulo, que reuniu mais de 50 jornalistas e gerou mais de 51 matérias destacando as atrações e particularidades do destino.
A campanha B2C reforça ainda a segmentação de públicos por meio de criadores com perfis voltados a família, casal e grupos de amigos, que vêm promovendo Gramado nos mercados prioritários de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Outra ação de destaque é o envio de um press kit especial sobre o Natal Luz e a nova marca “Gramado: Feita de Histórias”, distribuído para mais de 50 profissionais de imprensa.
Além disso, a Aviareps assumiu a curadoria e a produção de conteúdo do perfil oficial de turismo no Instagram, o @gramadoinesquecivel, garantindo uma comunicação visualmente atrativa e alinhada à nova identidade do destino.
“Essas ações coordenadas entre o poder público e a iniciativa privada são fundamentais para garantir que Gramado, com toda a sua magia e diversidade de atrações, permaneça no topo da preferência do turista nacional e internacional. Assim, reforçamos nosso compromisso de ser um destino Feito de Histórias”, destaca o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato.












