GRAMADO – A Câmara e a Prefeitura de Gramado estão caminhando lado a lado nesta semana para dar visibilidade a uma pauta essencial para a sociedade gramadense e brasileira: o Dia da Consciência Negra. Para celebrar a data, celebrada em 20 de novembro, diversas ações estão sendo promovidas tanto pelo Legislativo quanto pelo Executivo, por meio das Secretarias de Esporte, Educação e Cultura.
A programação da Semana Afro-Indígena de Gramado começou na segunda-feira (17), com a formação “Gramado com Equidade”, conduzida pela Secretaria da Educação, com mentoria de Denise Foss e Lisiane Pinto.
“Foi uma tarde muito produtiva, onde tratamos de temas como respeito entre pessoas de diferentes raças, classes e etnias, e sobre como trabalhar essas questões dentro das salas de aula, trazendo pontos de vista da comunidade e dos professores da rede pública municipal”, destacou a secretária da Educação, Simone Tomazelli Andreis.
Dando continuidade à programação, a Câmara abriu suas portas para o Circuito Afro-Brasileiro da Cidadania, com rodas de capoeira realizadas pelos grupos Ginga Gramado e Grupo Liberdade – ambos projetos sociais com crianças e adolescentes do município, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Esporte.
“Os dois grupos prestam um serviço extremamente essencial. Oferecem a tantas crianças o contato com a cultura da capoeira, símbolo de resistência e identidade brasileira. Por isso, essa expressão cultural deve estar cada vez mais presente no cotidiano gramadense”, afirmou o secretário de Esportes, Lucas Roldo.
O plenário Júlio Floriano Petersen também recebeu o painel “Presença Afro-Brasileira em Gramado”, conduzido pelo vereador Neri da Farmácia, com presença dos secretários municipais Ricardo Bertolucci Reginato (Turismo) e Jonas da Silva (Cultura), além de representantes da Educação e convidados.
“Este painel destacou a contribuição afro-brasileira para a formação cultural e histórica de Gramado. Discutimos a chegada dessa comunidade ao município e sua importância na construção da cidade que hoje é referência em turismo e preservação cultural. Foi uma tarde de diálogo e muito aprendizado”, ressaltou o vereador.
Ainda na terça-feira, duas palestras marcaram a programação: uma no Auditório Azaleia, no Expogramado, com o defensor Igor Menini, que abordou o tema “A escola e o direito: enfrentando as desigualdades étnico-raciais com educação e justiça”; e outra no Teatro Elisabeth Rosenfeld, na Câmara, com Paulo Pontes. A atividade ainda contou com apresentações de Hip Hop e participação do artista Neto Carvalho, em uma iniciativa idealizada pela Secretaria da Cultura.
“Dois momentos de grande importância, que estimularam o diálogo e valorizaram a presença afro-indígena em Gramado. Falamos sobre valores, história e cultura com especialistas no tema. A apresentação de Hip Hop reforçou o cuidado que temos com todas as expressões artísticas em um município de vasta riqueza cultural como Gramado”, destacou o secretário de Cultura, Jonas da Silva.
A programação segue nesta quarta-feira (19) com os painéis “Educando para a Equidade: caminhos e possibilidades”, ministrado por Fernanda Duarte de Oliveira; e “Presença Afro-Indígena em Gramado: história, invisibilidade e trajetória de afirmação”, conduzido por Paulo Sérgio da Silva. Ambos ocorrerão no auditório da Escola Senador Salgado Filho, a partir das 18h30.
Conforme a Lei Federal nº 14.759/2023, amanhã, dia 20, será feriado nacional, com suspensão das atividades tanto na Câmara quanto na Prefeitura. A Câmara retoma seu expediente normal na segunda-feira, dia 24. Já a Prefeitura funcionará na sexta-feira (21), das 7h50 às 11h50 e das 13h às 17h.













