GRAMADO – A Polícia Civil (PC) prendeu na noite de ontem, segunda-feira (23), em flagrante três homens suspeitos de praticar extorsão contra uma vítima em Gramado. Conforme a denunciante, os criminosos vinham a extorquindo desde o dia 10, sendo que já havia entregue aos criminosos, mediante ameaças e coações frequentes, R$ 30 mil.
Não suportando mais a situação, procurou a PC, que passou a monitorar o fato, apurando que na noite de ontem novamente a vítima entregaria valores aos criminosos. Conforme apurado, os valores seriam deixados ao lado de uma árvore, próximo à casa da vítima, no interior de Gramado, onde os suspeitos buscariam pessoalmente, mesmo modo de agir das ocasiões anteriores.
Então, ao monitorarem as movimentações da vítima e dos criminosos, flagram a ação, momento em que realizaram a abordagem. O suspeito que desceu do veículo para pegar os valores foi imediatamente detido, enquanto o motorista não obedeceu a ordem dos policiais e furou a barreira, quase atropelando os agentes, que efetuaram disparos em direção aos pneus para fazer o veículo parar.

Na sequência, após breve perseguição, abordaram o motorista, que estava ferido por um dos disparos, que o atingiu no tornozelo, sendo imediatamente socorrido ao Hospital Arcanjo São Miguel (HASM), onde foi atendido e liberado. Paralelamente, apuraram o envolvimento do terceiro suspeito, que seria o líder do grupo e mentor das extorsões.
Os policiais civis se dirigiram ao endereço e efetuaram sua prisão. Na casa, foi apreendido um revólver, calibre 32, com a numeração raspada. O criminoso cumpria pena em regime de monitoramento com tornozeleira eletrônica. A ação foi realizada pela Sipac/2ª Delegacia de Polícia Regional do Interior de Gramado e Três Coroas.
Após os trâmites legais, os criminosos foram recolhidos ao sistema prisional.