REGIÃO – Foi desencadeada na segunda-feira (10) a Operação Força Verde pelo 2º Pelotão Ambiental de Canela da Brigada Militar (BM), com o objetivo de coibir crimes de maus-tratos a animais.
No município de Canela, em atendimento a denúncia, foi constatado que um cão, de porte médio, estava em situação de maus-tratos nos fundos de um estabelecimento comercial, o qual estava fechado.
Os vasilhames de água e comida estavam insalubres e o cão ficava preso à corrente, em meio ao barro acumulado. Não foi possível encontrar o responsável pelo estabelecimento, porém foi lavrada a ocorrência policial, e, posteriormente, será identificado o proprietário do animal.

Já em Gramado, durante atendimento a denúncia, foi flagrada uma cadela, ainda filhote, sem raça definida, de porte médio, com lesões por toda a extensão do corpo, tronco e parte das pernas.
O animal estava preso à corrente, possuindo como abrigo o assoalho de uma residência. Não tinha água à disposição e estava com sinais de desnutrição. O responsável pelo cão foi preso em flagrante, sendo, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Gramado (DPPA), lavrada a ocorrência policial.
O animal foi apreendido e encaminhado a uma clínica veterinária, onde irá receber todo o cuidado e assistência para a recuperação.
