Tiago Manique
GRAMADO – É caso de saúde pública ter cuidado com os animais. Maus tratos é considerado crime previsto em lei, torna caso de polícia. Mesmo assim, uma parte da população segue maltratando ou abandonando. Com estes fatos ocorrendo, cabe ao setor público dar guarida e medicar, até para cuidar da saúde de cães e gatos, além das pessoas, pois evita que os animais proliferem doenças.
O pós-catástrofe climática, resultou em diversos abandonos de animais no município. Com isso, o Canil Municipal lotou e ficou inviável de abrigá-los. Devido a isso, o Programa de Posse Responsável teve a iniciativa de montar de forma temporária um Abrigo de Adoções montado no Expogramado. Na parte dos gatos, havia inicialmente 45, sendo que 42 foram adotados. Já nos cães, o espaço está sendo finalizado com capacidade para 50 animais.
Laura de Rossi é coordenadora do Programa e durante o Integração na Rua, explicou para a reportagem sobre como está sendo administrado o local e de que forma a população pode ter acesso.
“Estamos recebendo os animais e após o atendimento, chipagem e castração, para que a comunidade possa visitá-los se envolve e realizar a adoção. Para isso é necessário que os interessados apresentem o cartão do SUS de residente de Gramado. Fizemos uma entrevista com os interessados e caso de adotar, assina um termo de responsabilidade, tanto para adotar aqui no Expogramado, quando no Abrigo Municipal”, explicou.
Outra parte do Programa de Posse Responsável é quanto a castração gratuita. Neste caso, o morador que pode entrar em contato ou procurar a Vigilância Sanitária no Centro de Saúde para fazer o cadastro e agendamento. “Para isso também é necessário ter o cartão SUS, fazer o cadastramento. Em duas semanas estamos conseguindo atender a demandas, não importa se o cão ou gato é de raça, mas tem que ter no mínimo seis meses de vida ao animal”, explicou.

Alimentação e abandono
No Abrigo Municipal, as rações para os animais são adquiridas por meio de licitação da Prefeitura de Gramado. No entanto, para o Abrigo Temporário no Expogramado, Laura menciona da necessidade de doações. “Nossa maior necessidade de doações são rações para gatos e areia”, disse. Apesar de todo este trabalho de recolhimento, o número de abandono é grande. Somente em 2023, 722 animais entre cães e gatos foram abandonados em Gramado e 320 foram adotados.
“É número considerável. Aumentou bastante sabemos que a situação está difícil, mas que todas as pessoas tenham consciência e responsabilidade abandono e maus tratos é crime previsto em lei. Para denunciar é necessário fazer um boletim de ocorrência, pois temos o auxílio da Patram nas ocorrências”, alertou Laura.
Auxílio de voluntários
Com o intuito de atender os animais abrigados da melhor maneira possível e possibilitar que a sociedade faça parte da ação, o Programa de Posse Responsável solicita o apoio de voluntários.
Quem tiver interesse em participar, poderá entrar em contato no WhatsApp (54) 98402. 0423 informando nome completo, telefone e turno que deseja auxiliar. “Precisamos de voluntários para manhã, tarde e noite. Contamos com a colaboração de todos para que possamos ajudar esses animais a encontrar novos lares”, finaliza a coordenadora do Programa de Posse Responsável, Laura de Rossi. O mesmo contato é para quem tiver interesse em adotar ou solicitar castração.
