REGIÃO – Neve, neve e mais neve. O final do mês de julho foi presenteado com neve em diversas cidades do Estado. Na quarta-feira (28), ainda pela manhã, cidades do sul como Canguçu e Pinheiro Machado já tinham registrado o fenômeno. Em Canela e Gramado as primeiras precipitações foram às 15h40 e duraram cerca de cinco minutos. A neve com mais intensidade caiu às 18h e deixou carros, praças, árvores e paisagens branquinhas enquanto a temperatura marcava 2°C.
A reportagem do Integração circulou nos municípios e presenciou turistas e moradores encantados, vibrando, fazendo bonecos e se divertindo. Muitos, inclusive, presenciando o fenômeno pela primeira vez na vida, caso de Odair Belo e a família, moradores de Campo Bom. Assim que souberam que estava caindo neve de tarde se deslocaram até Canela. “Essa foi a primeira vez que a nossa família presenciou e conheceu a neve. Moramos em Campo Bom e recebemos a notícia de que estava nevando em Canela e Gramado e decidimos ir no finalzinho da tarde. Chegamos e presenciamos a neve e aquele frio. A minha filha de sete anos, a Isabela, ficou muito feliz. Como ela disse, um sonho. Nós, eu e minha esposa, não cultivávamos tanto assim este sonho como ela, uma criança, mas foi muito legal, bonito e emocionante. Se tivermos a oportunidade de vermos de novo, faremos um esforço para subir a Serra para ver este grande espetáculo”, garantiu.

Aos 59 anos de idade, a canelense Carla Bertolucci disse que este é a terceira ‘nevasca’ que presencia. A primeira em 1994, a segunda em 2013 e a desta quarta (28). “Eu me criei aqui e que eu me lembro é a terceira vez que vejo uma nevasca desta forma. Quando os meus filhos eram pequenos deu uma maior que essa. Meus netos que são de Florianópolis viram pela primeira vez, estavam faceiros. Foi muito legal, eles amaram”, relatou.
Outras cidades da Serra como São Francisco de Paula, Caxias do Sul e Bento Gonçalves também registraram neve.

Conforme o site Metsul Meteorologia, a previsão para esta sexta (30), na Região das Hortênsias, é de sol com a temperatura entre -2°C e 13°C. Já no sábado (31), o sol terá a companhia de algumas nuvens, com mínima de 0°C e máxima de 16°C. O final de semana encerrará, no domingo (1º), e a temperatura poderá chegar a 17°C com mínima de 4°C.
Neve traz boas expectativas para economia regional
O presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias, Mauro Salles, destacou que a neve ajudou a fomentar o turismo na região e adjetivou o momento como mágico.“É um período muito legal com a vinda da neve. Isto ajudou bastante para incrementar o turismo da região que já estava muito bom e foi coroado com a neve. Certamente atingiremos a lotação (nos hotéis) permitida pelos protocolos. Se não fosse esta limitação, seria o ‘melhor julho’, em relação ao movimento, dos últimos tempos. Os turistas estão muito felizes, vimos o pessoal vibrando com a neve. Talvez tenham pessoas que nunca irão ver de novo, é uma oportunidade única. Essa ocasião vem em um momento de retomada para poder animar os empresários, trabalhadores, comunidade local e os turistas que estão podendo sair, voltar a viver e curtir a vida. É um momento mágico para todos nós e que continue assim”, declarou

Pelo mesmo caminho de Salles, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Hortênsias), Felipe Andreis, projeta um aumento no fluxo de turistas. “Estamos esperando um fluxo crescente a partir desta quinta (29), pois as imagens circulam e quem é de perto vem para ver se consegue prestigiar. As pessoas viram e chama a atenção. O que muda muitas vezes para nós que somos o destino é a sequência dos fatos, então, toda vez que entrar uma nova frente fria as pessoas vão querer vir para cá antes e isso ajuda muito, inclusive para os próximos finais de semana. O pessoal pensa que como já nevou forte esse ano, talvez neve de novo e não perca a oportunidade. Todo final de mês, tradicionalmente, se baixa um pouco o fluxo e o faturamento e isso não deve acontecer desta vez”, observa Andreis.
Texto: Leonardo Santos – [email protected]












