InícioGeralGramado e CanelaFestival Sabores da Colônia inicia hoje em Nova Petrópolis

Festival Sabores da Colônia inicia hoje em Nova Petrópolis

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – Nova Petrópolis está pronta para o Festival Sabores da Colônia. O evento inicia hoje, sexta-feira (27), e prossegue até 6 de julho; de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta a domingo, das 8h às 20h, na Praça das Flores e Rua Coberta. Durante 10 dias de programação, o evento proporcionará à comunidade e visitantes uma rica experiência, com gastronomia típica alemã, produtos coloniais, oficinas culinárias, artesanato, caminhada, atrações culturais e shows com a Família Lima e Renato Borghetti. O Festival Sabores da Colônia é aberto ao público e tem entrada franca.

Os mascotes Otto e Anna estão prontos para receber todos de braços abertos, aquecendo os corações dos visitantes, mesmo com as temperaturas abaixo de zero, previstas para os próximos dias na Serra Gaúcha.

“Nova Petrópolis vive intensamente sua temporada de inverno, com temperaturas baixas, charme europeu e hospitalidade reconhecida em todo o Estado. Nos dois próximos finais de semana, a cidade espera receber mais de 50 mil visitantes. O frio atrai o turista, mas é a hospitalidade que faz ele voltar. Nova Petrópolis tem isso no DNA: recebe bem, valoriza suas raízes e entrega experiências únicas, como as que o Festival Sabores da Colônia pretende entregar aos nossos visitantes. A rede hoteleira, o comércio e os atrativos turísticos estão preparados para receber o público com qualidade, conforto e aquele calor humano típico da região. Em Nova Petrópolis, o frio tem sabor de colônia — e de acolhimento”, afirma o secretário de Turismo e Cultura, Rodrigo Barbieri Sangali.

Dentre as novidades deste ano, estão o retorno do evento para a Rua Coberta e Praça das Flores; shows com Família Lima e Renato Borghetti; Desfile dos Agricultores de Nova Petrópolis; Caminhada da Batata Doce; e muito mais.

O diferencial do Festival Sabores da Colônia, segundo a organização, são os produtos coloniais produzidos em Nova Petrópolis e outras 18 cidades do Rio Grande do Sul. Mais de 30 expositores irão comercializar embutidos, queijos, iogurtes, rapaduras, melado, cachaça, paçoca, conservas, destilados, vinhos, sucos, mel e produtos compostos, nozes, doce de leite, molhos, patês, cucas, pães e biscoitos; além de artesanato diverso e flores. Haverá também a comercialização de cervejas, espumantes e chopp.

“O Festival Sabores da Colônia é um evento em ascensão, que vai destacar nosso rico interior e valorizar o trabalho do agricultor. Com a proposta de enaltecer esta atração, vamos transformar a Praça das Flores e Rua Coberta em um cenário ainda mais acolhedor para trazer as delícias produzidas na agricultura familiar ao coração de Nova Petrópolis”, destaca o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, ao reforçar que o objetivo do Festival Sabores da Colônia é valorizar os produtores rurais do município e resgatar as tradições germânicas.  

Segundo a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Denise Maltoni Bino, “o Festival Sabores da Colônia será uma vitrine dos nossos agricultores, onde eles poderão compartilhar suas histórias e experiências. Cada cultivo e cada ingrediente da agroindústria familiar é único. Sendo assim, uma imersão de sabores e tradições, com 19 Municípios representados pelas agroindústrias familiares.”

É ao som das bandinhas típicas alemãs, nos passos dos grupos de danças e no entoar dos corais, que os artistas locais mostram costumes e tradições mantidas e encantam todos os visitantes. Apresentações de bandinhas típicas alemãs, grupos de danças folclóricas e corais que irão trazer o melhor da cultura germânica para o palco principal do evento.

Atrações deste fim de semana

A programação do Festival Sabores da Colônia terá hoje, o Espetáculo “Trilhas da Imigração 200 anos: uma jornada musical”, com apresentações às 14h30 e às 19h, no palco da Rua Coberta. A Orquestra Eintracht faz sua homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, por meio da música. Uma trilha sonora que revela momentos marcantes de uma jornada. De uma Alemanha empobrecida, que com a industrialização já não absorvia o excesso de mão de obra, com poucas terras e assolada pela fome, sem perspectivas, a emigração representou a esperança, uma promessa de fartura no Brasil.

Amanhã, sábado (28), a programação segue com Bandinha Típica; Oficina Culinária com a receita de cuca de bergamota/morango; apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein; apresentação das Meninas Cantoras e Coro Juvenil de Nova Petrópolis; Musical Super Banda Real e Musical Banda de Bom Baile.

Domingo (29), as atividades iniciam cedo, com a 1ª Caminhada da Batata Doce; prossegue com Bandinha Típica Alemã; Oficina de Compostagem Doméstica; Banda Municipal de Nova Petrópolis e Coro Tom de Mulher. O ponto alto da programação deste domingo será o inédito Desfile dos Agricultores de Nova Petrópolis, das 14h às 15h, na Avenida 15 de Novembro (trecho entre a Avenida 3 de Maio e Rua Coberta) e, após, às 15h30, Abertura Oficial do Festival Sabores da Colônia.

Para fechar a programação de domingo, Círculo Energia Solar apresenta Show com Renato Borghetti, a partir das 17h, na Rua Coberta de Nova Petrópolis, com entrada franca.

Programação – Rua Coberta e Praça das Flores

Hoje, sexta-feira (27)       

8h às 20h – Feira Sabores da Colônia e fornada de pães e cucas

14h30 – Espetáculo Trilhas da Imigração 200 anos: uma jornada musical

19h – Espetáculo Trilhas da Imigração 200 anos: uma jornada musical

Amanhã, sábado (28)            

8h às 20h – Feira Sabores da Colônia e fornada de pães e cucas

08h30 – Bandinha Típica Alemã

11h – Oficina Culinária Emater – Receita Cuca de Bergamota/Morango

13h – Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein

14h – Apresentação das Meninas Cantoras e Coro Juvenil de Nova Petrópolis

15h30 – Apresentação Musical Super Banda Real

18h – Apresentação Musical Banda de Bom Baile

Domingo (29)        

8h às 20h – Feira Sabores da Colônia e fornada de pães e cucas

8h – Caminhada da Batata Doce

Local: ponto de encontro é a Pousada Verde Paraíso, em Nove Colônias – RS 235 – Rua José Grings, Km 12.

Trajeto: 13 km, com nível médio de dificuldade. Serão dois trechos de trilha, onde predominam as famosas estradinhas de roça.

A 1ª Caminhada da Batata Doce integra a programação do Festival Sabores da Colônia.

Inscrições até hoje, sexta-feira (27), pelo WhatsApp (51) 99888.1830. Não serão aceitas inscrições no dia do evento. Valor: R$ 50 por pessoa.

Mais informações da 1ª Caminhada da Batata Doce no Instagram @caminhosgermanicos

8h30 – Bandinha Típica Alemã

11h – Oficina de Compostagem Doméstica – Transforme Resíduos em Riqueza

12h – Banda Municipal de Nova Petrópolis

13h – Coro Tom de Mulher

14h às 15h – Desfile dos agricultores de Nova Petrópolis

Avenida 15 de Novembro (trecho entre a Avenida 3 de Maio e Rua Coberta)

15h30 – Abertura Oficial

17h às 18h – Círculo Energia Solar apresenta: Show com Renato Borghetti

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido