CANELA – Os Monarcas abriram a cordeona na semana passada, dando uma prévia para o início dos Festejos Farroupilhas. A programação foi aberta oficialmente na noite de quinta-feira (7) no Parque do Saiqui com a posse da nova gestão de prendas e peões do CTG Querência, jantar e show com o grupo Quarteto Coração de Potro.
Todas as noites terá jantar a cargo dos piquetes de laçadores, sempre às 20h. A programação musical inclui o grupo da Churrascaria Garfo e Bombacha, seguido por baile com o Tchê Guri, na noite de sexta-feira (8). Já no sábado (9), será a vez do canelense Emílio Fogaça brilhar no palco, às 21h30.
Os Tapejaras e o Retruco compartilham suas performances domingo (10), a partir das 21h30. Edson Borba e o Grupo Jeito Serrano trazem sua energia no dia 11, às 22h30, antecedido por apresentação da invernada artística do CTG Manotaço. Joca Martins, assume o palco às 21h30, no dia 12.
O encerramento da Ronda Crioula ocorrerá na noite do dia 13, a partir das 20h, quando o Guardião da Chama para 2024 será anunciado e logo após o show de Desidério Souza irá encher de boa música o galpão do Querência.
Os Festejos Farroupilhas não param por aí. Dia 14, ocorrem os torneios de Truco e 66 e no dia 15 ocorrerá o 2º Canela Estudantchê e a 2ª Mostra Cultural Estudantil. Nos dias 16 e 17, o Campeonato Municipal de Laço é o destaque, enquanto o encerramento, em 20 de setembro contará com um almoço farroupilha, baile para a melhor idade, Desfile de Cavalarianos pelas principais ruas da cidade e a premiação dos campeões do Campeonato de Laço.
Toda a programação ocorre no Parque de Rodeios Saiqui, com exceção dos desfiles de cavalarianos, e a entrada é franca.
GUARDIÃO DA CHAMA – Os tradicionalistas Luiz Fernando Dreschler e Divino Antonio Cavalli são os nomes escolhidos para serem os Guardiões da Chama Crioula dos Festejos Farroupilhas de Canela neste ano.
Dreschler esteve semana passada no estúdio da Rádio Integração Digital e falou da sua história e vivência no tradicionalismo regional. Luiz Fernando, que atualmente é patrão do Centro Nativista Garrão de Potro, foi patrão do CTG Querência na década de 1980 também destacou os principais acontecimentos programados para a Ronda Crioula do CTG Querência.