Matéria publicada no dia 16/10.
Tiago Manique
REGIÃO – Em busca de uma nova oportunidade de trabalho ou do primeiro emprego. Assim foi o dia de hoje, quinta-feira (16), em todo o Rio Grande do Sul, quando a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) realizará a 10ª edição do EmpregarRS. Considerado o maior evento de empregabilidade do RS contabiliza mais de 12,5 mil vagas de trabalho no estado.
Em Canela centenas de pessoas participaram do Feirão de Empregos que contou com a participação de oito empresas, que ofertaram, ao todo, 75 vagas distribuídas nos setores hoteleiro, comercial e industrial.
Para Ângela Volque Alves, do setor de Recursos Humanos de uma rede de supermercados, iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer o mercado de trabalho. “Com o feirão conseguimos alcançar diretamente o público interessado e preencher melhor nossas vagas. Isso facilita muito o nosso processo de contratação”, destaca.
Entre os candidatos, a ação também foi avaliada de forma muito positiva. “Achei muito bom este feirão. Estava há dois meses em busca de emprego e agora já consegui três entrevistas. Estou otimista em voltar logo a trabalhar”, conta Igor dos Santos Kirsch, de 25 anos.
Já Olenca Gradinar, 41 anos, que ficou desempregada recentemente, ressaltou a importância da oportunidade. “Estou buscando vaga de recepcionista e já vou fazer entrevista — espero sair empregada”, afirma confiante.
Vagas no Sine
Quem não conseguiu participar do feirão e tem interesse em buscar uma vaga pode comparecer diretamente à Agência do Sine de Canela, munido de documento de identificação com foto, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Endereço: rua São Francisco, nº 199, bairro Boeira (ao lado do Cidica). Mais informações: (54) 3282-5156.
Mais de 300 vagas de trabalho em Gramado

Já em Gramado, o espaço destinado do Feirão de Emprego foi na Vila Olímpica, bairro Várzea Grande, que contou com o apoio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico. No total, 19 empresas ofertaram mais de 300 oportunidades de trabalhopara diferentes níveis de escolaridade e áreas profissionais.
De acordo com Cláudio Cavalcante, coordenador do Sine, o evento foi planejado com antecedência de cerca de 60 dias. “Estamos com empresas parceiras de longa data, e nada melhor do que realizar essa ação antes da alta temporada de fim de ano, conectando trabalhadores às oportunidades que o mercado oferece”, afirmou. As vagas variam desde cargos de auxiliar de cozinha e garçom até analista de RH e planejamento, incluindo oportunidades fixas e temporárias.

O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico André Castilhos, destacou o papel estratégico da Prefeitura na organização do Feirão. “Nós cuidamos da estrutura e da logística, e o Sine faz o trabalho técnico de captação de vagas e encaminhamento dos candidatos. Trouxemos o evento para a Várzea Grande, que é o maior bairro e onde se concentra boa parte dos trabalhadores do comércio, hotelaria e serviços de Gramado”, explicou.

Castilhos também reforçou a importância da qualificação profissional para ampliar as chances de inserção no mercado de trabalho. “A Prefeitura tem diversos programas em parceria com o Sebrae e instituições de ensino, como o projeto Gastrolab e o Educalab, que levam noções de empreendedorismo e novas tecnologias para alunos da rede municipal. Além disso, cursos de idiomas e capacitação técnica são ofertados de forma contínua”, destacou.
Durante o Feirão, os participantes também puderam conhecer instituições de ensino que oferecem formação técnica e superior, como a Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Região das Hortênsias, além de academias e entidades parceiras que promovem treinamentos.
O coordenador do SINE ressaltou ainda que há vagas para todos os perfis, inclusive para quem não tem experiência anterior. “O principal ingrediente é ter vontade e disponibilidade para trabalhar. Com isso, as chances de sair daqui empregado são grandes”, afirmou.
André Castilhos destacou que a procura por vagas não é necessariamente para moradores de Gramado. “Não é exclusivo para gramadenses. Queremos atrair talentos de toda a região, porque sabemos que muitas pessoas moram em cidades próximas e trabalham aqui”, disse o secretário. Para quem não pôde comparecer pode procurar o Sine de Gramado, localizado na Avenida das Hortênsias, 2029, Centro. Mais informações pelos telefones: (54) 3286.0281, 99618-0643 e 99602-3198.
A entrevista completa pode ser conferida na abada vídeos do Jornal Integração ou clicando neste link:
https://www.facebook.com/jornalintegracaohortensias/videos/731617612670353