CANELA – Retomada das competições, os desafios da estrutura esportiva e projeções do esporte canelense, foram relatadas pelo diretor do Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL), Marcelo Brito Drehmer, durante entrevista nesta semana em live, no Facebook do Jornal Integração Hortênsias.
O ginásio do Sesi, novo palco das competições em Canela foi o cenário do bate papo com a reportagem do JI. No local, três competições estão em andamento. Futsal Primeira Divisão, Master e o Sub-13.
Na disputa das equipes da elite do futsal canelense, seis estão na competição. Até o momento, duas rodadas foram realizadas sendo a mais recente na noite de segunda-feira (13), com empate entre Tiririca e Monterey por 1 a 1 e vitórias do Bola 8 por 6 a 3 diante do Suvaco e dos Amigos que fez 4 a 2 no Avenida.
“A torcida está apoiando, é muito bom o campeonato. Todas são grandes equipes, jogos equilibrados”, avaliou. Nesta competição, das seis equipes, quatro garantem vaga para a semifinal e duas serão rebaixadas para a Segunda Divisão. Semifinais e final serão em duas partidas.
Também com bola rolando, o Futsal Master. Nesta sexta-feira (17), três jogos serão realizados, válido pela terceira rodada. A partir das 20h, entram em quadra, Suvaco x Rio Branco, Comercial x Tiririca e Império x Amigos. Os quatro melhores colocados passam para a semifinal que serão realizadas em confrontos únicos, assim como a decisão do título, nos dias 15 e 22 de julho, respectivamente. “Campeonato muito bom de se ver, com muita qualidade e todos os times estão em condições de conquistar o título”, analisou.
Mas a grande atração até o momento e praticamente lotando a arquibancada do ginásio do Sesi são os jogos nas quintas-feiras do Futsal Sub-13. A competição conta com seis times e garantem vaga para a semifinal as quatro melhores colocadas.
“É uma competição diferenciada. Na arquibancada é uma vibração contagiante, os garotos somente de participar já contagiam quem está assistindo, todos querem ver a rapaziada em quadra. Tem uma gurizada muito qualificada, todos estão de parabéns, não é fácil os professores conseguir conduzir os projetos sociais esportivos. Percebemos que a gurizada está contente, já estavam cobrando que ocorresse as competições, mas dependíamos de finalizar a parceria com o Sesi”, descreveu.
Estrutura e competições
Um dos grandes desafios em conduzir competições esportivas em Canela é a falta de uma estrutura adequada. Sem vislumbrar até mesmo a longo prazo um ginásio municipal, o DMEL busca alternativas para realizar os campeonatos.
Um local que está sendo a “nova casa” é o Ginásio do Sesi. A estrutura conta vestiários, banheiros, bar, estacionamento próprio e segundo Marcelo, está fazendo com que as competições tenham mais adesão de torcedores.
“Temos uma boa estrutura, chama mais público e equipes, caso contrário fica muito complicado. Se não tiver [estrutura adequada], vai desanimando, o Sesi se precisar conseguimos ter quatro horários disponíveis. Temos exemplo de Gramado que tem ginásio próprio e consegue organizar os horários”, citou.
Antes de firmar parceria com o Sesi, as partidas estavam sendo realizadas no ginásio do bairro Santa Marta, mas a falta de vestiários prejudica a realização de partidas. O diretor do DMEL ressaltou, no entanto, que deve ser licitado para que se construa.
No calendário esportivo, já com inscrições abertas estão o Futsal Segunda Divisão e Sub-11, além do Aberto Feminino, sendo que este último seguirá com a livre inscrição de equipes de outros municípios. Estes campeonatos estão com previsão de iniciar em agosto. Futebol Primeira Divisão, no final de agosto é a projeção para a bola começar a rolar com partidas no Sesi e Celulose. Bolão, Rugby e Vôlei Misto estão também na programação para os próximos meses.