Nicolas Felippetti
GRAMADO – Na última quarta-feira (24), a Biblioteca Cyro Martins foi palco do lançamento do livro “As Fantásticas Lendas dos Açores”, da escritora Ana Isabel D’arruda. Fruto de uma extensa pesquisa e seleção, o livro transporta o leitor para um universo mágico, repleto de mitos e histórias que permeiam a cultura açoriana. Ana Isabel D’arruda, além de escritora, é professora, e sua paixão pela educação transparece em cada página, onde busca não apenas entreter, mas também educar e inspirar. “Já que sou professora tento alargar o leque dos objetivos de um livro”, enfatizou Ana Isabel.
A jornada de criação da obra levou a autora a investigar profundamente em museus e obras científicas, em busca das verdadeiras origens das lendas. Visitas ao Museu de Belmonte, na Serra da Estrela, e ao Museu dos Baleeiros, na Ilha do Pico, proporcionaram informações valiosas sobre o contexto histórico e cultural das narrativas.
“O brilho das estrelas”, “A estrela Alegria e os seus 10 amigos” e “A raposinha Marisol” eram os livros planejados inicialmente para a vinda ao Brasil, porém, em uma reviravolta em meio a pandemia, “As Fantásticas Lendas dos Açores” conquistaram o coração do público brasileiro, graças a parcerias com instituições culturais e educacionais em Gramado e Porto Alegre.
Para Ângela Sayonara Nerys de Oliveira, presidente do Centro Cultural dos Açorianos de Gramado, a obra é um elo entre a diáspora açoriana e suas raízes, enriquecendo a herança cultural e fortalecendo os laços com a comunidade descendente. “o tema é muito importante, pois conta um pouco da criação do seu povo, do imaginativo e isso também vem de encontro conosco, pois nós somos a diáspora açoriana, nós somos descendentes. Essa forma de ser e agir está em todo esse imaginário, faz parte de nossas vidas”, destacou.
O lançamento do livro não apenas proporcionou aos presentes uma imersão nas lendas açorianas, mas também reforçou a mensagem de amor, solidariedade e cuidado mútuo, valores essenciais destacados por Ana Isabel D’arruda como pilares de sua obra. “A mensagem que eu busco passar é o amor, a solidariedade, o cuidar do outro, o amor incondicional. Quando uma pessoa gosta de outra pessoa sem esperar nada em troca. E de forma que possa através da educação e da leitura amenizar os conflitos mundiais, nacionais, e até mesmo conflitos familiares”, revelou a escritora.
Com o lançamento, “As Fantásticas Lendas dos Açores” busca encantar leitores de todas as idades, e contribui para preservar a tradição do povo açoriano.












