InícioEducaçãoGramado e CanelaEMEI Adriana Spall caminha para ser referência em auxílio social

EMEI Adriana Spall caminha para ser referência em auxílio social

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Com a criação de um Conselho de Pais e Mestres (CPM), a metodologia da Escola Municipal (Emei) de Educação Infantil Adriana Spall se expandiu, trazendo para si o estigma que está na boca de toda a comunidade escolar:EscolinhaComunitária.Além de pedagógica, o educandário promove campanhas e rifas para auxiliar as crianças e comunidades mais carentes de forma social.

A Adriana Spall, localizada no bairro Sesi, atende 287 crianças, de Berçário ao Pré II, e possuí no quadro de funcionários, comandado pela diretora MartaRodrigues, 15 professoras, 28 estagiárias, duas auxiliares de educação, quatro cozinheiras, três auxiliares de limpeza, um auxiliar de manutenção, uma coordenadora pedagógica e uma coordenadora administrativa. A instituição tem a gestão compartilhada pela Prefeitura de Canela e a Associação de Desenvolvimento de Projetos Educacionais, Culturais e Sociais (ADPECS).

A estrutura do educandário contém 15 salas de aula, cozinha, refeitório, banheiros adaptados, área externa de lazer. A diretora destacou que todas as docentes que lecionam possuem Graduação e Pós Graduação em Pedagogia.

Criação do CPM

Marta assumiu a escolinha em janeiro de 2021 e, como uma das primeiras ações a frente da entidade, propôs a criação de um CPM, que teria como função atender as carências dos alunos e também da estrutura da escola. Meses depois, com a resolução das questões burocráticas, o Conselho foi fundado em junho de 2021, com a eleição de Gisele Camposcomo presidente. Ela é mãe de Alice e do Gustavo, que estudam na escola.

“Quando eu cheguei aqui não havia um CPM, mas eu vi, de cara, a necessidade de ter um, que fosse ativo, forte e para realizar muita coisa. Na oportunidade eu me reuni com a equipe da escola e pais e todos acharam ótimo e começaram a dar os nomes para participar. Agora estamos vendo o resultado, de que dá para fazer muitas coisas”, observou.

Por meio do conselho, que possuí 19 membros, as professoras e pais promovem campanhas e rifas implantadas em datas especiais, como a Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, entre outras atividades.

Com menos de um ano de atuação do CPM, o dinheiro arrecadado foi revertido para a compra de alimentos, brinquedos novos para a área interna e externa da escola, além da contratação de professores para aulas interdisciplinares, incluindo taekwondo, espanhol, capoeira e música.

“O nosso foco é ajudar a comunidade, e parte dela está aqui dentro da escola. A gente está vivendo a realidade de muitas crianças que ficam aqui. Eu sou mãe de três filhos e nunca pensei na possibilidade de não ter um pão para dar pra eles. Tive um aluno no ano passado que ele não tinha nada em casa e só comia aqui”, completou a professora e Tesoureira do CPM, Débora Nery.

De acordo com Marta, a contratação de professores de balé, inglês, pintura em tela e tradições gaúchas, já estão sendo tratadas. Estas atividades são realizadas no contraturno escolar.

“O conselho aproximou as famílias da escola, a partir das ações. Em tudo eles [pais] foram parceiros. Por exemplo, fizemos um bazar, e a quantidade de doações que conseguimos para fazer foi muito grande. Porquê acontece isso? Porque as famílias acreditaram no nosso projeto, na nossa proposta e compraram isso. É um trabalho coletivo, poder trazer um professor de música, de educação física, de pintura”, sublinhou a diretora.

“Fazemos tudo pensando em melhorar a vida das crianças que estão ali. Queremos que elas tenham uma ótima experiência, que saiam dali com uma formação e olhares diferenciados. Eu creio que a escola não seja somente para cuidar enquanto os pais estão trabalhando, mas, sim, para ter olhar mais voltado para formar pessoas e ensinar que existem possibilidades a mais do que eles convivem”, opinou a presidente do CPM.

A campanha mais recente realizada pela escola atendeu mais de 30 famílias com cestas básicas. “Queremos fazer a diferença na vida deles. A intenção é que eles tivessem uma Páscoa mais feliz e recheada”, finalizou Gisele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido