CANELA – A preocupação sobre o futuro do Parque do Palácio foi pauta de encontro de lideranças de entidades canelenses na semana passada na sede do Governo do Estado, na Expointer, em Esteio com o governador Eduardo Leite.
O propósito da reunião foi para apresentar ao governador, e aos representantes do seu secretariado, um estudo preliminar, ambiental e urbanístico, com vistas a desenvolver um projeto alternativo de parque com lazer, natureza e cultura, junto ao poder público estadual. Ainda estavam presentes no encontro, o ex-governador Ranolfo Vieira Júnior, o chefe da Casa Civil Artur Lemos, o secretário adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim e a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.
Amigos do Parque do Palácio, apresentou propostas deixando exposto ao governador que a área cedida pelo Estado ao município merece “mais atenção por parte do governo estadual e, diante dos últimos e preocupantes acontecimentos envolvendo a gestão pública municipal, também deve esse se manifestar quanto a importância deste patrimônio natural e histórico, assim como do seu potencial estratégico para o desenvolvimento do ecoturismo e bem estar sociocultural da população canelense”. O grupo pretende apresentar também o estudo para a Prefeitura de Canela e já fez contato com o secretário de Turismo, Gilmar Ferreira.
As universidades UCS e Unisinos, já adotaram o tema “Parque Público” e elaborarão diversificadas propostas de qualificação para o terreno do Parque do Palácio. O primeiro passo ocorreu sábado (26), quando cerca de 80 estudantes universitários vistaram o Parque para lançar, em breve, novas perspectivas sobre esse lugar.
“O governador foi, assim como no primeiro encontro, muito receptivo a nós e ao projeto, mas entende que agora o terreno é de responsabilidade da Prefeitura de Canela e que o estado está disposto a conversar e trabalhar junto pelo interesse da comunidade”, explicou Jefferson Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Cultura, um dos participantes da reunião com Eduardo Leite.
Comitiva que participaram da reunião
Presidente do Instituto Cultural Laje de Pedra (ICLP), o arquiteto e empresário Marcio Carvalho; representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil/Região das Hortênsias, Dominique Vighi; presidente da Associação Comercial e Industrial de Canela (Acic), Maurício Boniatti; professor da UCS o arquiteto André Mellati; empresário André Malcon e o gestor cultural André Venzon – bem como os arquitetos e urbanistas Juliana Cruz e Márcio Ribas da MR Arquitetura da Paisagem, autores do estudo ambiental e urbanístico sobre o Parque do Palácio.