CANELA – Recuperação, superação e retorno ao trabalho. A reportagem do Jornal Integração visitou a residência do gari Jean Romário de Souza, 29 anos, que foi vítima de um grave acidente enquanto realizava a coleta de lixo, em Gramado. O sinistro ocorreu no dia 24 de janeiro de 2023, no bairro Vale das Colinas, quando o caminhão de lixo apresentou problemas mecânicos, resultando em um acidente que deixou Jean gravemente ferido. No dia 28 de dezembro, ele retornou ao trabalho após meses de recuperação.
O ACIDENTE – O sinistro aconteceu em uma ladeira muito íngreme, quando o caminhão de lixo começou a retroceder cerca de 50 metros devido a um suposto problema nos freios. Jean não conseguiu saltar a tempo e foi esmagado pelo veículo, que acabou tombando. Como resultado, ele teve sete costelas fraturadas, perfurações nos pulmões e fraturas na face e mandíbula. Após o acidente, Jean ficou em coma por 24 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
RECUPERAÇÃO – Apesar das dificuldades enfrentadas durante a recuperação, Jean e sua família acreditam que Deus concedeu uma nova oportunidade. Durante a visita, Jean falou sobre o acidente e descreveu o que lembra sobre o ocorrido. “Lembro de o caminhão estar subindo o morro, escutar um estouro e um barulho como se algo estivesse sendo riscado. O caminhão voltou com tudo de ré, eu bati a cabeça e não lembro mais de nada”, descreveu.
Jean acordou 24 dias depois no Hospital Arcanjo São Miguel, perguntando para a enfermeira o que tinha acontecido. “Ela me respondeu: tu se acidentou no teu trabalho, o caminhão tombou por cima de ti”, contou.
Enquanto ele se recuperava e estava impossibilitado de trabalhar, sua irmã Madelinedeu suporte à esposa Taís e aos filhos, Ângelo Miguel, Kerrison Gabriel, Lauren Caroline e Jady Hellena, de nove, seis, três e um ano. No dia do acidente, Taís estava grávida da pequena Zayra Heloísa que está com oito meses. Segundo ele, ela foi uma presença constante de apoio e força durante os últimos meses. Madeline expressou gratidão pela nova oportunidade que Jean recebeu, afirmando que a família está unida e pronta para apoiá-lo em seu retorno ao trabalho.

“Ele é um milagre andando, os médicos não sabem como ele sobreviveu. Acordou depois de várias cirurgias, confuso, não se lembrava de nada. A recuperação no hospital foi lenta, mas quando foi para casa a família teve um alívio. Tinha algumas dificuldades pra comer, desmaios, mas foi se recuperando”, comentou.
Jean mantinha dois empregos na época do acidente. Pela manhã com serviços de obras e pela tarde atuava como gari, pela empresa Serra Ambiental. Apesar das sequelas leves na fala e da perda de sensibilidade na bochecha direita, onde foi colocada uma prótese para reconstrução interna da mandíbula, Jean retornou ao trabalho no dia 28 de dezembro e salienta a felicidade por poder continuar lutando.
“Foi um milagre de Deus. Estou bem por conta da ajuda da minha irmã e de todos que me apoiaram. Eu não tenho palavras para descrever. É bom estar aqui com eles, poder estar vivo e continuar lutando”, projetou.
O retorno ainda é gradativo e Jean não está liberado para o trabalho da coleta seletiva. Atualmente, ele está trabalhando com a coleta especial, que é solicitada para retirada de eletrodomésticos e móveis.
AUXÍLIO–Afamília pede a doação de fraldas e leite (normal e zero lactose) para os bebês. O contato pode ser feito por meio do telefone (54) 9.9936-1536 para que os interessados possam realizar doações.











