No dia 22 de dezembro de 2024, uma tragédia abalou a região entre Gramado e Canela, na Serra Gaúcha. Um avião caiu na Avenida das Hortênsias, atingindo a Pousada Floratta. O acidente ceifou a vida de Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, além de 9 familiares dele, que estavam a bordo da aeronave e causou danos significativos ao local.
No momento do impacto, uma explosão destruiu boa parte da pousada, onde Lisabel Almeida trabalhava. Lisabel, que estava em horário de serviço na ocasião, mesmo com o corpo em chamas, conseguiu sair correndo para pedir ajuda. Frentistas de um posto próximo a socorreram e conseguiram apagar o fogo que consumia seu corpo, salvando sua vida.
Ela foi levada para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, onde permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a filha Adriana Almeida, que conversou com a reportagem, Lisabel sofreu queimaduras de 2º e 3º graus em 43% do corpo e já passou por sua primeira cirurgia de enxerto no dia 3 de janeiro em um dos braços. Outras cirurgias ainda serão necessárias, com previsão de mais quatro ou cinco procedimentos.
“Minha mãe é muito forte, está lutando bravamente e, graças a Deus, não corre risco de morte, mas a recuperação é delicada e longa”, relatou Adriana.
Vakinha para apoiar Lisabel
Diante dos custos elevados que a família enfrenta, foi lançada uma vakinha online para arrecadar fundos e garantir o suporte necessário para a recuperação de Lisabel. “Os recursos são fundamentais para custear deslocamentos entre Canela e Porto Alegre, além de medicamentos, curativos, fisioterapia e acompanhamento psicológico. Também vamos usar o valor para manter as despesas básicas dela, já que ela ficará um bom tempo sem poder trabalhar”, explicou Adriana.
A filha destacou ainda que a família já iniciou os trâmites legais com uma advogada para buscar auxílio-doença e indenizações referentes ao acidente.
Como contribuir
A vakinha segue aberta para doações. Qualquer contribuição, independentemente do valor, será de grande ajuda para garantir que Lisabel receba todo o cuidado necessário durante sua recuperação.
Lisabel permanece estável, mas a família pede que a comunidade continue orando e enviando boas energias para sua recuperação. “Ela é uma guerreira, e com a ajuda de todos, sabemos que ela vai superar mais esse desafio”, finalizou Adriana.