InícioEducaçãoGramado e CanelaCrianças, arte e cultura dão vida nova ao Parque do Palácio

Crianças, arte e cultura dão vida nova ao Parque do Palácio

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Aos poucos o Parque do Palácio está sendo ocupado pela população e principalmente as crianças. Semana passada, mais de 200 alunos da rede escolar participaram da Trilha Cultural com seis intervenções artísticas em meio a natureza com atividades voltadas para a cultura e arte como, música, literatura, fotografia, bonecos, dança, história Kaingang e capoeira.

A atividade foi organizada pela produtora cultural Movimento é Arte e com apoio da Secretaria de Educação e Departamento de Cultura. Cerca de 30 pessoas participaram da pré e produção do evento, incluindo os artistas. Jéferson Rodrigues, organizador da atividade se surpreendeu positivamente com a adesão dos participantes e destacou a utilização por parte da população dos espaços públicos como parte de democratizar o acesso.

“Foi além das expectativas, apesar da situação do Parque não estar 100% para uso, o espaço e as atividades tiveram um retorno muito positivo para as crianças. O dia favoreceu com o sol e o calor, proporcionando assim uma tarde cultural ao natural, não só para as crianças, mas para as professoras que acompanharam. A democratização de acesso e a utilização dos espaços públicos para o fomento e valorização da arte e da cultura de Canela é algo que merece ser tratado com mais seriedade e os jovens que irão colocar novamente este assunto em pauta, por isso é importante o acesso e o contato com a arte e a natureza, que cada vez mais diminui”, avaliou.

Jeff como é conhecido o produtor cultural, mencionou que esta foi a quarta atividade realizada ao longo dos anos e projeta novas intervenções artísticas e culturais, principalmente pelo fato do Parque do Palácio estar novamente aberto para a comunidade. 

“Se o parque estiver com os portões abertos e em condições de uso, a possibilidade de realizar mais atividades com as escolas e também com a comunidade, que merece usar e ter um parque natural para chamar de seu, na nossa tão conhecida Canela, Paixão Natural. A possibilidade de realizar mais atividades ao longo do mês e quem sabe um cronograma anual”, projetou.

Foto: Tiago Manique/JIH – André Almeida e Fernanda Ghesla da Companhia de Teatro Conta Comigo

Uma das atrações apresentadas foi a Companhia de Teatro Conta Comigo. André Almeida e Fernanda Ghesla realizaram a apresentação com música, conto e teatro onde André manuseava com os braços um boneco caracterizado como cobra. A apresentação teve como objetivo colocar cada criança como papel fundamental na sociedade.

“Começamos durante a pandemia e fazer a nossa arte. E este trabalho o objetivo é colocar no coração de cada um de levar um pouco de amor próprio e este tem conexão com o todo, criamos para se conectar e sair como pessoa melhor. Aqui [Parque do Palácio] é um lugar mágico e incrível. Merece e ser utilizado por estes fins”, disse André.

Integração das crianças

A atividade foi a oportunidade para que alguns alunos frequentassem pela primeira vez o Parque do Palácio. Como foi o caso da aluna do 5º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF), Ernesto Dornelles, Isabela Schimitt dos Santos, 10 anos. Junto com as colegas Nicole e Luísa, elas observavam junto ao pergolado a exposição de fotos e Isabela contou desta experiência na Trilha Cultural.

Foto: Tiago Manique/JIH – Isabela entre as colegas Nicole e Luísa no Parque do Palácio

“É um momento muito especial, gostei bastante bem legal, principalmente do contador de histórias da fada e também nas fotos chamou muita minha atenção a imagem dos animais”, contou.

O diretor da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF)
Dante Bertolucci, André Toledo pontuou da necessidade do local estará à disposição das crianças e toda comunidade para que possa acessar o espaço do Parque do Palácio.

“É muito importante o reconhecimento de um espaço como este do parque e que os moradores possam retornar. Muitas crianças não têm acesso a parques e setes ficou muito tempo abandonado é um espaço bonito de natureza vasta e bem no Centro e para as crianças é maravilhoso”, finalizou.

Texto: Tiago Manique – [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido