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Contas da Corsan não podem ser mais pagas nas Casas Lotéricas

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CANELA/GRAMADO – As casas lotéricas foram surpreendidas no final de dezembro com a notícia de que o convênio com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) encerraria em 2021.  As faturas de água e esgoto podem ser pagas em diversos locais, porém, em autoatendimento. Além da internet (aplicativos e sites das instituições), o pagamento na boca do caixa (guichês) só está sendo aceito no Banrisul, Sicredi e Sicoob.

De acordo com uma das proprietárias de Casa Lotérica de Canela, Cristina Jardim, a Corsan baixou os valores e a Caixa não aceitou. “Todos os bancos estão credenciados para receber as contas de água, inclusive a Caixa, só que no caixa eletrônico. Os bancos recebem R$ 0,50 por cada conta. Sendo que muitas pessoas estão acostumadas a pagar nas Lotéricas e muitos não sabem mexer com autoatendimento e aplicativo. Nós da Rede de Lotéricas somos responsáveis por 70% das contas da Corsan.  Além disso, não podemos baixar a tarifa, pois temos despesas, aluguel, funcionários. É uma guerra de valores. Temos uma pessoa que atende os clientes. Já os bancos, recebem apenas no autoatendimento”, disse a empresária canelense.

Segundo informações que constam no site da Corsan, a Caixa Econômica Federal optou por não credenciar as lotéricas. Mas que agora está em negociação para incluir novamente esse canal de pagamento. Por enquanto, apenas o pagamento em lotéricas está suspenso. As faturas ainda podem ser quitadas em agências da Caixa e dos demais bancos credenciados e nos correspondentes bancários. No aplicativo, site e totens de autoatendimento, as faturas podem ser pagas utilizando cartão de crédito ou débito. A Reportagem do Jornal Integração entrou em contato com a Caixa Econômica, que informou que após o edital da Corsan, o banco mantém negociações no que se refere a remuneração, para viabilizar o uso da rede lotérica. Informou ainda que a Caixa é o banco da matemática e de todos os brasileiros, e conta, além de sua rede de agências e postos de atendimento, com rede parceira de lotéricos, importante pela capilaridade e serviços oferecidos. Desde o dia 3 de janeiro, as faturas da CORSAN podem ser pagas nos seguintes canais: Internet Homebanking, Caixa Tem, Terminais de Autoatendimento e Débito Automático em Conta Caixa.

Em nota, o Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissionários e Consignatários do RS (SINCOERGS) rebateu argumento da Companhia. “A tarifa de serviço oferecida pela Corsan, conforme Edital, passaria dos atuais R$ 1,62 para R$ 1,14. Valor este que não cobre as despesas operacionais do convênio com a Rede Lotérica. Em matéria publicada no dia 4, às 17h09, no site da Instituição, a Corsan informa que ‘A Caixa Econômica Federal optou por não credenciar as lotéricas’, faltando com a transparência na informação à população, que utiliza a Rede Lotérica como canal de pagamento. Deixar de credenciar não foi uma opção da Caixa, foi uma condição imposta pela Corsan. A Rede Lotérica, através do seu representante sindical, pede que a Corsan reveja sua decisão, abrindo novas frentes de negociações com a Caixa, com um olhar de respeito e valorização de seus clientes que utilizam as Casas Lotéricas para o pagamento de suas contas. Que essa batalha seja vencida em favor do cidadão gaúcho e da Rede Lotérica”, disse o presidente Marco Antônio Kalikowski.

As faturas ainda podem ser quitadas em agências da Caixa e dos demais bancos credenciados e nos correspondentes bancários. No aplicativo, site e totens de autoatendimento, as faturas podem ser pagas utilizando cartão de crédito ou débito.

BANCOS QUE ACEITAM AS CONTAS DA CORSAN

Caixa Econômica Federal: Débito em conta, terminais de autoatendimento e internet banking.
Banrisul: Débito em conta, guichês de caixa, terminais de autoatendimento, internet
banking, telefone/call center, correspondentes bancários e outros meios eletrônicos.
Bradesco: Débito em conta, terminais de autoatendimento, internet banking e
correspondentes bancários.
Itaú: Débito em conta, terminais de autoatendimento, internet banking e
telefone/call center.
Banco do Brasil: Débito em conta, terminais de autoatendimento, internet banking,
telefone/call center, correspondentes bancários e outros meios eletrônicos.
Santander: Débito em conta, terminais de autoatendimento, internet banking,
telefone/call center e correspondentes bancários.
Sicredi: Débito em conta, guichês de caixa, terminais de autoatendimento, internet
banking, correspondentes bancários e outros meios eletrônicos.
Sicoob: Débito em conta, guichês de caixa, terminais de autoatendimento, internet
banking, telefone/call center, correspondentes bancários e outros meios eletrônicos.

Crédito: Divulgação

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