InícioPolíticaGramado e CanelaCompra do Hospital e fortalecimento da saúde preventiva

Compra do Hospital e fortalecimento da saúde preventiva

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO–Na área da saúde um dos principais projetos do candidato Beto Tomasini (PSDB) é comprar o Hospital Arcanjo São Miguel. Ele também pretende transformar o Posto de Saúde da Várzea em uma referência para a comunidade local. Nesta entrevista, Beto também pontuou sobre questões como saúde preventiva e ações na área da segurança. Confira os detalhes da conversa:

1 – O Hospital Arcanjo São Miguel continuará sob intervenção municipal?

Entendemos que a intervenção foi uma medida necessária diante da situação difícil que a casa de saúde se encontrava em fevereiro de 2016. Temos que reconhecer importantes avanços desde então, mas não podemos mais empurrar com a barriga promovendo seguidas renovações da intervenção. Temos que buscar os caminhos necessários para encerrá-la de forma responsável e manter a realização e qualidade dos serviços com uma possível transição. A intervenção não pode ser a solução definitiva.

2 – Quais suas intenções com o Hospital Arcanjo São Miguel?

Nós vamos comprar o Hospital Arcanjo São Miguel. Temos um orçamento de R$ 273 milhões e um custo muito elevado com pessoal. Cortando cargos e reduzindo salários de cargos eletivos e CCs, teremos os recursos necessários para negociar a compra da casa de saúde para o Município. Assumimos este compromisso e assim que eleitos vamos conversar com o Conselho de Saúde e entidades competentes para juntos encontrarmos a melhor saída para a saúde dos gramadenses.

3 – Qual sua posição sobre um hospital regional?

Penso que em primeiro lugar temos que resolver em definitivo a situação do nosso hospital. Isso é prioridade em nosso governo. Sabemos do grande número de pacientes que precisa buscar atendimento em Caxias do Sul ou Porto Alegre pela inexistência de tratamentos de algumas especialidades em Gramado. Então, temos que buscar ampliar o número de especialidades no HASM e qualificar ainda mais a infraestrutura para se tornar referência na região. Mesmo assim, vamos continuar tratando sobre a possibilidade de um hospital regional, dialogando com os demais municípios da nossa região para encontrarmos o melhor formato.

4 – Como será a funcionalidade do Centro de Saúde da Várzea Grande?

O Centro de Saúde da Várzea Grande deverá ser uma referência para a comunidade local e arredores, da mesma forma que o Centro de Saúde que funciona atualmente na área central. Hoje, a Várzea é o bairro com mais habitantes do nosso município e precisamos levar isso em conta na estruturação do local, em especial nas áreas da Saúde e Assistência Social. É inaceitável que um morador tenha que se deslocar ao Centro para buscar atendimento médico ou algum medicamento. Neste ponto, vamos trabalhar para que o Centro de Saúde da Várzea ofereça as condições necessárias.

5 – E os demais postos (UBS’s), inclusive o do Centro, como será a sincronização com o HASM?

Vamos criar um sistema de gestão integrada e informatizada da Saúde, estabelecendo uma rede de comunicação entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS), buscando otimizar e evitando filas nos atendimentos. Este mesmo sistema estará interligado com o Hospital São Miguel. Os profissionais que trabalham na rede precisam ter dados e monitorar. Mas é importante que a comunidade procure o hospital somente em casos mais graves, para isso acontecer temos que oferecer uma melhor estrutura em nossos postos de saúde, que deve ser a porta de entrada do paciente na rede de saúde.

6 – Qual será seu posicionamento com relação a saúde preventiva?

Entendemos que saúde é qualidade de vida em todas as faixas etárias. Em nosso governo teremos maior foco na saúde preventiva, reforçando e ampliando o trabalho do Programa Saúde da Família (PSF) para atender a todos os bairros e o interior. Oferecendo o suporte de porta em porta, evitaremos o inchaço da nossa rede de saúde e vamos levar mais qualidade de vida aos gramadenses. As mulheres também receberão um atendimento especial através de melhorias e ampliação da atenção primária às gestantes, criando o programa “Meu Bebê, Meu Tesouro”, que inicia com consultas do pré-natal e ultrassonografia. Também vamos adotar estratégias para ampliar mamografias e exames de Papanicolau.

7 – Com exceção do que foi posto, relacione seus planos para a área da saúde.

Entre os demais projetos que temos para a Saúde, podemos destacar: ampliar os convênios com laboratórios privados e implantar laboratórios públicos junto aos Centros de Saúde para exames de resultado rápido; implementar atendimento médico nas creches, contratando equipes médicas volantes; criação do programa ‘Remédio em Casa’, para pacientes com doenças crônicas e tratamentos continuados; implantar o projeto ‘Sorrir’, garantindo atenção completa à saúde bucal com dentistas fazendo um trabalho itinerante nas creches e escolas municipais; investir na proteção e no cuidado dos animais abandonados, mantendo convênios e buscando desenvolver políticas públicas integradas e interdisciplinares para a área; além de outros projetos.

8 – Por conta da pandemia, especialmente no início, muitos serviços de saúde, como consultas e exames, deixaram de ser realizadas, resultando em uma demanda reprimida. O quadro pandêmico deve perdurar por tempo indeterminado, então como zerar essa demanda?

Como ainda estamos enfrentando uma pandemia, temos que reduzir a demanda que está represada de forma gradativa, se necessário ampliando a carga horária dos profissionais por algum período e/ou contratando a realização de exames junto a empresas privadas. O que não podemos é deixar o gramadense desamparado e sem perspectivas de atendimento.

9 – Qual será sua política de prevenção e combate ao uso de drogas e como será o trabalho de recuperação de dependentes químicos?

Vamos intensificar o policiamento e o combate às drogas, firmando convênios com a Brigada Militar e Polícia Civil para ampliar as ações nos bairros e em locais periféricos, buscando acabar com focos de distribuição de drogas e criminalidade. Quanto à recuperação de dependentes químicos, temos que fortalecer as entidades que já executam este trabalho no município incentivando e oferecendo condições para a completa reabilitação.

10 – Como se dará a parceria com as polícias, Civil e Militar?

Mesmo sendo uma atribuição do Estado, problemas de segurança ocorrem no município. E para isso se faz necessária uma integração entre Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e a comunidade local. Na posição de prefeito, me comprometo de assim que assumir conversar com todos os órgãos e analisar a viabilidade dos projetos a serem realizados em parceria. Entendemos que tão importante quanto a segurança é a sensação de segurança.

11 – Quais ações de segurança gostaria de destacar?

Entre outras ações de segurança que queremos implantar estão: melhorias e recuperação da iluminação nos espaços públicos, criando projetos que inibam a criminalidade, melhorando a visibilidade noturnas em ruas, avenidas, praças, parques e espaços públicos; criação da Guarda Municipal com poder parcial de polícia, conforme previsto na Constituição Federal, podendo fazer abordagens, buscas e apreensões; além de outros projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido