Tiago Manique
Nicolas Felippetti
REGIÃO – Com a chegada da Páscoa, consumidores enfrentam decisões sobre suas compras, especialmente em relação aos tradicionais ovos de chocolate. Em um mercado onde o preço se destaca como o principal influenciador, a busca por alternativas econômicas é notável.
De acordo com um dono de mercado local a expectativa para as vendas deste ano se mantêm estáveis em comparação com 2023, com uma pequena variação nos preços, principalmente para marcas renomadas, que viram um aumento de até 8%. Por outro lado, as marcas locais se destacam pela relação custo-benefício, atraindo uma parcela significativa dos consumidores.
“Pelo que está decorrendo aí, que a gente vem observando, vem se mantendo a venda igual ao ano passado. A expectativa é que agora nos últimos dias venda-se todo o estoque que foi comprado, até apurando a relação de vendas entre 2023 e 2024, segue-se linear à venda. Então provavelmente ela vai se manter com uma pequena variação, ou para cima ou para baixo. Mas a gente sempre trabalhou a Páscoa nesse ano com o mesmo nível de venda, o mesmo volume de venda. Em relação a preço, os dos ovos de chocolate locais mantiveram-se, com uma pequena alteração, variação de 4% coisa da inflação”, destacou o proprietário.

Essa diferenciação de preços reflete as preferências dos consumidores, com alguns optando por marcas reconhecidas e outros buscando alternativas mais acessíveis. “É muito relativo, porque as marcas locais trabalham muito com chocolate caseiro e o produto que eles entregam não vem com nenhum tipo de brinde junto. Então ele é para o público, diferenciado, as marcas, as grandes marcas nacionais, essas já trabalham diferente à Páscoa, elas trabalham com um valor agregado diferente, que as traz um presente junto. Então cada público, cada ovo vai para um segmento de público específico, mas todas elas têm, sim, a sua procura. Hoje, vamos dizer sim, o nosso maior volume de venda, ela se dá nas marcas locais, até pelo valor agregado do produto que sai mais em conta do que essas marcas nacionais”, ressaltou o comerciante.
“Além da busca por ovos de Páscoa, a venda de caixas de bombons durante esse período também é um aspecto crucial do mercado. Analisando o fator de que o preço dos ovos de Páscoa aumentaram”, enfatiza o dono do mercado. “Se a gente criar um paralelo nos últimos cinco a seis anos, ela diminuiu, mas se a gente criar um paralelo dos últimos, do ano passado para cá, ela está se mantendo estável, em relação ao consumo de ovos de Páscoa, que a gente vê que o pessoal, às vezes, está substituindo os ovos de Páscoa por caixas de bombom”, observou.
Contudo, os preços mais elevados estão impactando as escolhas dos compradores, como relatado por um cliente, que percebeu um aumento nos valores dos ovos de Páscoa este ano. A decisão de compra é fortemente influenciada pelo fator preço, com pouca consideração pela marca ou variedade disponível. “Eu tô achando que esse ano o preço está mais caro. Não tô conseguindo ainda escolher por isso, né? Os preços estão bem elevados”, disse.
Artesanato ganha espaço como opção de presentes
Além dos chocolates, como a atração principal da Páscoa o consumidor também está incluindo na lista de presentes, enfeites de coelhinhos e cenouras, confeccionados por artesãos. Na Praça das Etnias, ao lado da estação rodoviária, inserido na programação da 9ª Páscoa em Gramado, está ocorrendo a Vila da Páscoa onde pode ser encontrado estas obras.
No espaço, diversos artesãos estão com as bancas à espera dos clientes. E uma destas comerciantes é Fátima Bonemann, 65 anos. A loja Ateliê Mamãe Arteira é de sua filha, Estela, a responsável em fabricar as artes transformadas em bonecos.
Sobre a comercialização dos produtos, Fátima revelou que as vendas estão abaixo do ano passado, mas que a expectativa que nestes últimos dias se intensifique, em virtude da proximidade do feriadão. Um dos pontos segundo ela, os últimos acontecimentos climáticos, fez com que muitos visitantes recuassem das viagens que já estavam programadas
“O movimento ainda está abaixo do esperado, mas em relação a outros dias já vejo uma movimentação maior e esta é a nossa expectativa de incrementar as nossas vendas”, declarou.

No mesmo local, a loja de artesanato Élia Bonecos de Tecidos, aposta também nestes últimos dias que antecede a Páscoa para incrementar as vendas. Para o atendente Richard Lopes, 41 anos, genro da artesã e proprietária Élia Maria da Silva, apesar da pouca movimentação também aposta na chegada de turistas para melhorar as vendas.
“Ano passado tinha uma média de vender 100 peças por dia e atualmente, cerca de 30. Mas as pessoas deixam para comprar de última hora e vamos aguardar para melhorar as vendas”, pontuou.

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