InícioGeralGramado e CanelaCão decepado: veterinário diz que procedimento é normal

Cão decepado: veterinário diz que procedimento é normal

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Uma ação policial no dia 8, na Vila Irma, bairro São Luiz, resultou na prisão de um suspeito de participação em um assalto ocorrido no município de Gramado. A região considerada pela própria Polícia Civil (PC), é conflagrada pelo tráfico de drogas.

Mas o caso ganhou um acréscimo de notoriedade, por um cachorro. Durante a chegada dos agentes de segurança durante a operação, um policial foi mordido por um cão e devido a tensão do momento, o agente acabou atirando e matando o animal.

O caso foi divulgado na sessão da Câmara de Vereadores desta semana pelo vereador Jerônimo Terra Rolim (PDT), que recebeu relatos de populares que profissionais da Vigilância Ambiental foram até o local e deceparam o animal, levando apenas a cabeça.

A reportagem do Jornal Integração procurou o médico veterinário, que atua na Vigilância. Rodrigo Azambuja explicou que o procedimento é legalizado e compreende uma norma técnica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).

“Quando há acidentes com humanos envolvendo cães, gatos ou animais silvestres, ou no caso específico um ataque, e o animal não for observável, ou seja, não foi observado durante certo período para sintomas de raiva, a norma técnica do programa estadual de controle e profilaxia da raiva recomenda o envio de amostras para diagnóstico de raiva. No caso específico de cães, não são aceitos animais inteiros, apenas os encéfalos”, disse o profissional.

Rodrigo também comentou sobre o procedimento de cortar a cabeça e os profissionais da Vigilância não ter levado o corpo do cão no mesmo momento. “No caso em questão, tratava-se de uma situação que envolvia bastante riscos à integridade física de todos e o cão [corpo] já tinha sido levado para um local bem dentro do mato e de difícil acesso e como havia pressa para não inutilizar a amostra (o tecido nervoso é o primeiro a se decompor), optou-se por ser o mais rápido possível para o bem da amostra e da integridade dos servidores.

Depois com mais calma [retornaram ao local] foi dado o devido destino ao cão. Entendo que a cena é um tanto chocante, tanto quanto uma autópsia, mas são necessidades”, descreveu. Azambuja anunciou que as análises são realizadas em Eldorado do Sul, no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF).

Sobre a raiva

Considera-se suspeito todo cão e gato que apresentar mudança brusca de comportamento e/ou sinais e sintomas compatíveis com a raiva, tais como salivação abundante, dificuldade para engolir, mudança nos hábitos alimentares e paralisia.

Sempre que possível, o animal agressor – cão e gato – deverá ser observado. Se durante o período de observação o animal morrer ou desenvolver sintomatologia compatível com a raiva, amostras do seu sistema nervoso central deverão ser enviadas para o laboratório de diagnóstico.

Texto: Tiago Manique – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido