InícioPolíticaGramado e CanelaCâmara de Canela aprova lei para transparência de projetos e compensações

Câmara de Canela aprova lei para transparência de projetos e compensações

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Na sessão ordinária desta segunda-feira (6), a Câmara de Vereadores de Canela aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Legislativo nº 17/2025, de autoria da vereadora Grazi Hoffmann. A proposta visa ampliar a transparência e a publicidade na tramitação de projetos arquitetônicos, urbanísticos e de licenciamento ambiental no município, além de dar mais visibilidade às contrapartidas e compensações exigidas pelo Poder Público.

A nova lei representa um avanço significativo na relação entre o poder público, a sociedade civil e os empreendedores, ao estabelecer mecanismos mais claros e acessíveis de divulgação das informações sobre projetos em andamento. Com a medida, a população passa a ter acesso transparente aos dados relativos aos empreendimentos, incluindo as contrapartidas e compromissos firmados com o Município. Isso fortalece o acompanhamento social e reforça o compromisso da gestão com a responsabilidade, a legalidade e a construção coletiva de uma cidade mais justa e organizada.

Para a vereadora Grazi Hoffmann, a proposta atende a uma demanda antiga por mais clareza e equilíbrio nos processos de desenvolvimento urbano:

“Estamos criando um ambiente onde a população pode acompanhar de perto os compromissos assumidos por grandes empreendimentos e garantir que esses retornem em benefícios reais para a cidade. Ao mesmo tempo, oferecemos segurança jurídica e previsibilidade para quem quer investir em Canela”, destacou a parlamentar.

Com um ambiente regulatório mais transparente e estável, espera-se que Canela fortaleça sua atratividade para novos investimentos, impulsionando o desenvolvimento econômico local. A lei entra em vigor após sua sanção pelo Executivo Municipal.

De acordo com o texto aprovado, o Município de Canela deverá dar ampla publicidade à fila de análise de projetos arquitetônicos, urbanísticos e de licenciamento ambiental, bem como a todas as compensações e contrapartidas exigidas em empreendimentos de construção civil, atividades comerciais, industriais e demais projetos que necessitem de licenciamento municipal.

Outro ponto importante do projeto é a previsão de publicação das filas de análise dos processos de licenciamento. Com isso, cada interessado poderá acompanhar sua posição e o andamento dos trâmites, evitando dúvidas e dando mais agilidade e confiança ao processo.

As informações deverão ser publicadas no site oficial da Prefeitura, permitindo que qualquer cidadão ou empreendedor acompanhe com transparência o andamento dos processos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Canela revoga decreto de desapropriação da área da Ingool após diálogo com comunidade

Na manhã desta segunda-feira (6) a Prefeitura de Canela realizou reunião na Secretaria Municipal de Educação com pais, representantes da comunidade escolar e a...

Anunciado novos investimentos esportivos no encerramento dos Jogos Escolares

João Pedro Boch [email protected] GRAMADO – O Perinão, foi palco do encerramento dos Jogos Escolares de Gramado, na manhã de hoje, sexta-feira (3). A solenidade contou...

Aegea/Corsan entrega obra de R$ 20 milhões e garante segurança no abastecimento

REGIÃO - Foi inaugurada na tarde de hoje, quinta-feira (2), no Distrito Industrial de Canela, a duplicação da Estação de Tratamento de Água 2...

Rodada equilibrada no Vôlei Feminino de Canela

CANELA - A rodada do Campeonato Municipal de Vôlei Feminino de Canela, ocorrida na noite de terça-feira (30), foi marcada por confrontos acirrados e...

Natal Luz promove troca solidária de ingressos por alimentos

GRAMADO – Em sua histórica edição de 40 anos, o Natal Luz de Gramado, que ocorre de 23 de outubro a 18 de janeiro...
error: Conteúdo protegido