CANELA – Um dos grandes anseios da população do município é a busca por um lugar digno para morar. A carência ainda é grande na área habitacional no município. Recentemente, o Governo Federal, por meio do Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CCFGTS) decidiu aumentar o subsídio para habitação popular do Minha Casa Minha Vida (MCMV), reduzir a taxa de juros para famílias de baixa renda e corrigir o valor dos imóveis que podem ser financiados com as regras do programa.
Recentemente o tema foi abordado pela reportagem do Jornal Integração. Mas a realidade é outra e de momento nada animador para a maior parte dos trabalhadores. Um dos fatores que prejudica o acesso a moradia digna se dá pelo rendimento mensal. As duas maiores economias do município, comércio e turismo o salário base é de R$1.711 e R$1.632,40, respectivamente. Além da dificuldade em conseguir um financiamento, outro empecilho são os valores dos alugueis fora do padrão para o bolso da maior parte da população.

Semana passada o prefeito Constantino Orsolin recebeu na Prefeitura de Canela, os deputados federais, Alceu Moreira (MDB) e Carlos Gomes (Republicanos). Ambos receberam ofícios solicitando apoio por meio de indicação de emenda parlamentar para a captação de recursos financeiros que possam ser investidos em demandas habitacionais para população vulnerável, além de auxílio no ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’ do Governo Federal.
“Temos uma parcela significativa da nossa população vivendo na linha da pobreza e queremos proporcionar condições dignas de habitação para estas pessoas”, ressaltou Constantino.
Os parlamentares colocaram-se à disposição e afirmaram que levarão as demandas aos órgãos competentes. “Tenho uma relação longa com Canela e podem contar com meu apoio lá em Brasília! Vamos articular e mobilizar nossa bancada”, disse Alceu. “Contem comigo na Câmara Federal! Meu gabinete estará sempre de portas abertas para Canela”, finalizou Carlos Gomes.
LEIA TAMBÉM