GRAMADO – A hotelaria de Gramado é rica, diversa e acolhedora. São centenas de leitos distribuídos em hotéis e pousadas que recebem histórias de famílias, casais, amigos e viajantes vindos de todas as partes do país e do mundo. Cada estadia contribui para tornar Gramado esta cidade pulsante e cheia de vida.
Em 2025, um dos mais tradicionais hotéis da cidade celebrou meio século de história. O Bavária Sport Hotel completou 50 anos em junho, e sua trajetória foi lembrada e homenageada pela Câmara Municipal de Gramado na noite desta quarta-feira, 10, por meio de uma Moção de Aplausos de autoria do vereador Rafael Ronsoni.
O Bavária Sport Hotel é a expressão do charme, do aconchego e da hospitalidade que tornaram Gramado referência nacional de turismo. Ao longo de cinco décadas, seus corredores e mais de 84 apartamentos foram palco de memórias inesquecíveis, repletas de afeto e experiências únicas.
A história do hotel começou com Dona Dora Frida Fleck e seu marido, Ervino Fleck, que inauguraram uma pequena pousada com apenas seis apartamentos, funcionando apenas nos finais de semana. Com muito trabalho e dedicação, o casal foi ampliando o empreendimento, que hoje é um dos ícones da hotelaria gramadense.
Mesmo após a expansão, Dona Frida seguiu liderando e cuidando do hotel com carinho até seus últimos dias. Atualmente, o Bavária é administrado por sua filha, Hedwig Beatriz – carinhosamente chamada de “Dona Bia” –, ao lado dos filhos Ana Beatriz Gehlen Kuhn e Alexandre David Gehlen (Diretor-Geral da Rede Intercity de Hotéis), que mantêm viva a essência de acolhimento e amor deixada pela matriarca.
Na sessão solene, Alexandre ocupou a tribuna para agradecer a homenagem: “Que honra estar nesta Casa e receber esta linda homenagem em nome do nosso hotel. Quero agradecer aos vereadores, em especial ao vereador Ronsoni, por celebrarem a história viva da minha família e do Bavária. Nosso hotel representa muito da história de Gramado, pois acolhe com carinho e ternura. Somos um dos hotéis mais antigos da cidade e ajudamos a construir, junto a tantos outros, a história viva do turismo de Gramado. Levo comigo os ensinamentos da minha avó e da minha mãe, que sempre receberam com amor, carinho e empatia. Obrigado por esta homenagem. O Bavária segue pulsante, ajudando a impulsionar o turismo de Gramado a cada dia.”
Emocionado, o vereador Rafael Ronsoni, autor da Moção, destacou o impacto do Bavária no turismo local: “Gramado pulsa e respira turismo. Recebemos pessoas de todos os cantos do país, e o Bavária ajuda diariamente a elevar o nome da nossa cidade, oferecendo acolhimento e experiências únicas. Parabéns por 50 anos de história. Vida longa ao Bavária, vida longa ao nosso turismo!”