CANELA – Após um roteiro cultural por Gramado, Porto Alegre e Nova Petrópolis, foi a vez de Canela receber, claro, em uma mesa de bar o lançamento do livro Só e Bem Acompanhado. O encontro cultural e etílico, regado a drink’s e chopp ocorreu na tarde de sábado (9), no restaurante Férreo e reuniu amigos, comunidade e pessoas ligadas à cultura.
A obra da Oficina Santa Sede, Só e Bem Acompanhado reúne crônicas de 17 autores, e o livro é resultado de uma oficina ministrada por quase seis meses no Empório Canela, iniciando na mesa de um botequim como foi a proposta inicial do trabalho.
Criador do Santa Sede desde 2010, Ruben Penz que atuou em redações de jornais explicou o projeto iniciado, em Porto Alegre, mas que tem seu ‘braço cultural’, em Canela. “Me dei conta que muitas histórias eram construídas quando saíamos das redações e das editoras e iria para o bar”, explicou.
Nesta obra, denominada pelo escritor como a 17ª da “safra”, ou seja, este o número de publicações da Santa Sede, fez questão de destacar a autonomia de todos os escritores na obra, de colocar suas histórias e títulos da publicação. Além disso, cada escritor escolhe uma música relacionada a suas crônicas que são transformadas em uma playlist de todo o livro.
“É um livro autoral, em grupo. Os autores que escolhem os nomes dos capítulos. Cada livro gera uma playlist”, contou ele que na quinta-feira (14), foi lançado o Samba da Sede que conta a história da oficina Santa Sede por meio da música. Para acessar as músicas, basta escanear pelo celular o Qr Code que fica na contracapa do livro Só e Bem Acompanhado.
Mais informações sobre a publicação pelos contatos (54) 99192.6187 (Fernando Gomes) e (51) 99123.5540 (Ruben Penz).
Texto: Tiago Manique – [email protected].
Confira abaixo a entrevista completa. Para acompanhar pelo celular clicar em OUVIR NO NAVEGADOR.