CANELA – Neste sábado (5), véspera da eleição, o candidato da Federação Brasil da Esperança, Andrei Mendes e seus apoiadores, deram seguimento à estratégia de visitar e conversar com as pessoas nos bairros e comunidades mais afastadas, onde a realidade é bem diferente da que se verifica nos famosos cartões-postais de Canela.
Os primeiros bairros visitados, ou revisitados, foram São Lucas e Canelinha. Num clima de muita confiança pela receptividade, a comitiva da Federação de esquerda conversa com as pessoas de porta em porta, explicando as diferenças do projeto que representa em relação aos demais, que significam o continuísmo, explica Andrei.
“A Federação Brasil da Esperança é a única, real e a verdadeira perspectiva de mudança para Canela. Defendemos que o cidadão terá protagonismo, em uma gestão participativa. Vamos tornar Canela protagonista e não continuar à sombra de outras cidades”, garante.
Moradia e Saúde
Andrei dá ênfase à questão da moradia. “Moradia pelo programa Minha Casa Minha Vida será prioridade para que o trabalhador tenha acesso a um direito e à dignidade, vamos regularizar áreas ocupadas que só receberam promessas e plaquinhas em suas paredes, mas nada é feito. Há locais que sequer têm acesso à água e luz”, diz.A área da saúde é outra preocupação central só candidato.
“Canela será referência na saúde com a municipalização do nosso Hospital e a luta para implantarmos o Hospital Regional, via Governo do Estado, ou trazer uma Policlínica pelo governo Lula, além de implantar postos de saúde em locais de crescimento populacional, como Jardim das Fontes e Saiqui, Santa Terezinha e Alpes Verdes, e duas farmácias municipais, na Santa Marta e Canelinha.
Cultura e Turismo
Em relação aos equipamentos abandonados pelas sucessivas gestões que administraram a cidade nos últimos anos, o candidato da Federação diz que é fundamental recuperar o Centro de Feiras, fazendo do local um terminal turístico, com direito a mercado público, a fim de movimentar o comércio a partir de um “corredor turístico-cultural”, formado pela Casa de Pedra, Casa do Artesão e Teatrão. Implementar o Plano de Recuperação e Retomada do Turismo, conversando com o setor para recuperar a identidade local e criar um calendário mensal de eventos (fortemente vinculado a cultura), também faz parte do programa de governo da Federação Brasil da Esperança.
Mobilidade Urbana e desenvolvimento
“Vamos fazer anéis viários para desafogar o trânsito e criar, junto à prefeitura de Gramado, vias para melhorar o deslocamento, além de redimensionar o transporte coletivo, com mais rotas e horários aos bairros, principalmente noturno”, afirma.
Andrei quer, ainda, estimular a criação de agroindústrias, fortalecer o turismo rural e de aventura, cuidando da natureza e do meio ambiente com um saneamento básico eficiente, fortalecer o patrimônio histórico e cultural, além de diversificar a matriz econômica.
“Apresentamos propostas sem iludir o povo. Vamos tirar Canela das páginas cinzas policiais e levar para as coloridas de turismo. Dia seis não é só um dia, são quatro anos, temos pela frente um futuro no qual Canela merece mais”, finaliza o candidato da Federação Brasil da Esperança.
Foto: Federação Brasil da Esperança/Divulgação