CANELA – O vereador Alberi Dias foi colocado em liberdade pelo Juiz de Direito da Comarca de Canela, Vancarlo Anacleto, atendendo pedido da defesa, assinado pelos renomados advogados criminalistas Ademir Campana e Tiago Bottene. O magistrado entendeu que há um excesso de prazo, primeiro pela Polícia Civil para entregar o inquérito e depois pelo Ministério Público para entregar a denúncia contra o vereador.
Segundo consta no despacho o Ministério Público, além de exceder o prazo legal para tal, sequer encaminhou pedido de adiamento de prazo. O MP teria manifestado necessidade de buscar mais provas com a PC, mas não solicitou prazo para isso.
O vereador foi colocado em liberdade, mas com várias ressalvas. Uma delas é o afastamento de funções públicos por 60 dias, ou seja, não pode exercer a vereança. Como foi afastado, não exerce, mas recebe a remuneração.
Pelas mesmas razões, excesso de prazo, no dia 26 de janeiro, o outro preso da operação Caritas, Ademir Colombo da Silva, o Junta, que havia sido recluso no dia 23 de dezembro, foi colocado em liberdade no dia 26 de janeiro.
Veja trechos da decisão do Juiz em relação a soltura de Alberi Dias.



Que bonito. Vereador Alberto Dias é libertado; perde a vereança por 69 dias… Mas, o salário contínua recebendo.
Só no Brasil mesmo.
60 dias.