InícioEsportesGramado e CanelaA maratona de mais de 2 mil km do ‘Trem da Serra’

A maratona de mais de 2 mil km do ‘Trem da Serra’

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – A estrada, hotel e estádios serão os locais mais frequentados pela categoria sub-17 do Centro Esportivo Gramadense (CEG) nos próximos 10 dias. Neste período, o ‘Trem da Serra’ como é chamado o clube, percorrerá ao todo 2.212 km. E nesta longa estrada da vida, como é um trecho da música de Milionário e José Rico a locomotiva inicia esta maratona a partir desta sexta-feira (21).

A equipe do técnico Gustavo Corrêa enfrentará em Pelotas o Progresso pela terceira rodada do Gauchão Sub-17, às 15h. Ambos estão com seis pontos e a partida vale a liderança do grupo B, já que o adversário está na primeira colocação e o Gramadense em terceiro lugar. O Inter é o segundo colocado com a mesma pontuação e encara o Caxias, sábado (22) às 15h em Alvorada no estádio Morada dos Quero-Queros.

A saída para Pelotas será na madrugada do dia do jogo e o retorno após a partida, somando cerca de 730 km, entre ida e volta. A equipe folga sábado, treina domingo e segunda-feira e na terça-feira parte para Curitiba para o primeiro jogo da fase de oitavas de final. Na quinta-feira (27), às 15h, encara o Athlético-PR no CT do Caju pela Copa do Brasil.

O retorno será no período da noite após o jantar no hotel e a viagem para Gramado na madrugada, chegando na sexta (28). Este percurso somará ao todo entre a cidade serrana e a capital paranaense 1.460 km. Pouco mais de 48 horas depois, o Gramadense entra em campo novamente, mas no domingo (30), diante do Novo Hamburgo pelo Gauchão na Vila Olímpica.

Preparação física

Diante de toda esta corrida pelas estradas, um papel fundamental no bem-estar dos atletas é a preparação física. Para coordenar este desafio, o responsável por deixar a garotada na ponta dos cascos é o preparador físico Renato Beulke. Para o profissional um conjunto de fatores será essencial para que todos sintam o menos possível estes compromissos.

“Este calendário ficou apertado pela questão da recuperação dos meninos que é o foco principal da garotada. Vai ter jogos com curto intervalo de tempo e a preocupação maior é a parte muscular dos meninos e isso estamos fazendo. Agora é cuidar a prevenção e o reforço muscular atrelado a hidratação, alimentação e descanso. Com esta sequência o foco mesmo é descanso e recuperação deles [jogadores] na questão física”, pontuou.

Renato fez duas observações quanto a esta mudança de rotina para o grupo de jogadores o ponto positivo de estar vivenciando este momento e ainda da formação pessoal dos atletas.

“O ponto positivo é que vamos vivenciar o que clubes mundiais, atletas de alta performance vivenciam com intervalos curtos de distância. E a parte negativa que os meninos ainda estão passando por formação psicológica, pessoal, personalidade e muscular. Isso é um desgaste bem forte e isso nós vamos ter. Clubes grandes passam por isso também na base, nós ainda estamos em processo de formação de clube vamos sofrer bastante porquê não conseguiremos ter uma rotatividade tão grande”, explicou.

Trabalhar a cada jogo

Com toda esta sequência e a maratona de jogos o técnico Gustavo Corrêa prefere pensar e trabalhar a cada jogo. Preferiu não se manifestar ainda sobre o Atlhético-PR na semana que vem pela Copa do Brasil e falou que o pensamento de todos no momento é a partida diante do Progresso.

“Vamos com o pensamento a cada jogo se preparando para atuar contra o Progresso. Tem a viagem, mas não tem desculpa com isso, pois foi igual ano passado e conseguimos chegar. Precisamos entender a importância desta partida e de retornar com três pontos”, disse.

Apesar de estar com as atenções neste momento voltadas para o Gauchão, Gustavo mencionou desta sequência que terá a equipe, das características de jogo dos adversários e de como vai proceder com o pouco tempo de treinamento em campo.

“Com esta sequência vamos trabalhar mais na base da conversa, reduzir a carga de treinamentos, assistir vídeos dos adversários e adotando algumas estratégias para recuperação. Uma característica que as duas equipes [Progresso e Atlhético-PR] possuem é a pressão na saída de bola. O Progresso joga muito na bola aérea e time forte fisicamente estatura boa e o jogo passa por isso. Trabalharemos encima do que enfrentaremos, mas sem fugir do nosso modelo de jogo que é ter a bola, para ter o controle do jogo”, finalizou.

Texto: Tiago Manique – [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido