Gabriel Bremstrop
GRAMADO – “A arte é uma terapia na medida que ela pode colorir nossas vidas…”, foi a fala da professora Vivian David, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho que, junto com a professora Jeimi Cavichion, coordenam o projeto Dopamina, desenvolvido por alunos dos sétimos anos do colégio.
O trabalho contou com a parceria do Vita Boulevard, que doou os materiais necessários e cedeu um espaço, no centro da cidade, onde estão expostas as artes.
Para valorizar a identidade de Gramado, os alunos receberam imagens de pontos turísticos da cidade em preto e branco e um guarda-chuva desenhado no centro da imagem. A ideia era colorir o guarda-chuva, usando como referência o ponto turístico, e utilizando as características do estilo Fauvismo, que são cores com muita intensidade.
O guarda-chuva, segundo as professoras, representa a proteção e o cuidado, que estiveram presentes durante a pandemia. Já as cores intensas representam a vida, intensa e colorida, como deve ser.
O trabalho serviu como terapia para os estudantes. “A arte, a pintura e a leveza que tivemos para realizar o projeto, serviu para aliviar o estresse e deixar a vida mais leve”, disse um dos alunos da escola.
Apesar de ser considerado terapêutico, os alunos tiveram uma grande responsabilidade, pois os resultados estariam expostos em um lugar de grande movimentação de pessoas. A professora Jeimi destacou que eles se sentem parte da cidade com isso. “A responsabilidade deles foi enorme, ter trabalhos expostos no centro da cidade exige muita dedicação. Eles estão orgulhosos, assim como nós, de fazermos parte de um momento da história de Gramado”, finalizou.
A proposta de pintura se adequou a quase todos os estudantes, entretanto havia uma questão que precisava ser solucionada. O aluno, Ariel Sema da Conceição, 13 anos, é deficiente visual e precisava de minuciosas adaptações para poder desenvolver as tarefas. Foi aí que as docentes, Vivian e Jeimi, tiveram a ideia de fazer colagens no guarda-chuva dele. Trouxeram miçangas e outros materiais possíveis de trabalhar com o tato do menino, para que então, ele pudesse, com o auxílio das professoras e colegas, confeccionar a arte.
Para o bom andamento dos trabalhos, Vivian destacou o apoio da direção da escola. “A direção sempre nos apoiou, isso é fundamental. Assim as coisas andam, só tenho a agradecer pela liberdade que deram para realizar o projeto”.
O projeto Dopamina conquistou o título na categoria Ensino Fundamental II, do concurso Professor Destaque, realizado pela Câmara de Vereadores que premia trabalhos realizados por professores de escolas do município.

