InícioEsportesGramado e CanelaA árdua missão de administrar a falta de estrutura no esporte canelense

A árdua missão de administrar a falta de estrutura no esporte canelense

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Anunciado no início do mês, Cristiano Port irá comandar o Departamento Municipal de Esportes e Lazer (DMEL). Servidor público concursado a quase 20 anos, ele atua no meio esportivo por meio de projetos sociais e já esteve colaborando com o antigo CMD, em outra oportunidade.

Agora está à frente como diretor de um setor em Canela em que, além de unificar novamente os desportistas, terá que administrar competições em meio a estrutura precária no esporte canelense.

Em janeiro, o então diretor Marcelo Brito Drehmer revelou com exclusividade ao Jornal Integração que sua saída teve como principal fator a “falta de estrutura esportiva” no município. Mesmo com estes desafios, Port foi convencido a ocupar o cargo pelo secretário de Obras Marcelo Savi que intermediou o acerto junto ao prefeito Constantino Orsolin.

“Recebi o convite do Savi ainda em janeiro, fiquei relutante no início ponderei algumas coisas. Temos algumas dificuldades como a falta de espaços públicos. Tínhamos o Maristão, hoje não mais. Estamos buscando negociar novamente o espaço no Sesi [campo e ginásio] para sediar as competições. Atualmente temos apenas o ginásio no bairro Santa Marta que estamos fazendo algumas melhorias e a Celulose, que hoje não tem como receber público e não temos mais os vestiários”, comentou.

Conforme revelou Port, o que o município possui atualmente para iniciar uma competição é apenas é o ginásio do bairro Santa Marta, inclusive com o Futsal Terceira Divisão, já programado para iniciar em 17 de abril e com expectativa de participação de 30 clubes.

O calendário esportivo no papel está programado desde os primeiros dias de janeiro, porém o novo diretor revelou que tentará cumprir, mas que irá realizar as competições de acordo com o que possui de estrutura. “Não é porquê chegamos que vamos fazer grandes transformações, não sonhem com isso. Não vamos ter uma revolução no esporte, o que vamos ofertar é o que temos no momento”, comentou.

Desportistas e disciplina

Além de ter que administrar uma estrutura praticamente inexistente no setor esportivo canelense, outra tarefa de Cristiano Port será de unificar desportistas e clubes. Avaliou que um dos pontos de ter ocorrido o afastamento destas pessoas foi a pandemia iniciada em 2020. “A pandemia afastou muitas pessoas da prática esportiva, desorganizou e voltou diferente. É um processo de construção que devemos fazer no meio esportivo. Precisamos que as pessoas comprem a ideia não só participando das competições, mas atuando sugerindo melhorias e contamos muito com isso”, comentou.

Questões disciplinares, cumprimentos dos regulamentos é outro fator que o novo diretor mencionou que não abrirá mão de aplicar as punições, caso seja necessário. “É inadmissível que competições não terminem por causa de indisciplina, precisamos valorizar o aspecto da disciplina. Queremos montar uma Junta Disciplinar que será nomeada pelo diretor [DMEL] e conforme ocorrer as agressões vamos apresentar na área civil, vamos registrar na delegacia e vale para todo mundo”, enfatizou.

Parceria

Luis André, o Bonito, permanece no cargo como secretário do DMEL e Cristiano Port, citou da importância desta continuidade para contribuir com este novo trabalho que inicia no Departamento.

“Entendo e defendi que precisamos manter o trabalho do Bonito pelo conhecimento que tem da estrutura do DMEL e esta experiência é muito importante para contribuir. Eu enquanto diretor conto com esta parceria nesta vindo de uma nova gestão”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido