Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

InícioColunistasColuna do WebinhaZECA PIVA NO CAFÉ DE HOMENS

ZECA PIVA NO CAFÉ DE HOMENS

Tempo de leitura: < 1 minuto

Por Eno Weber

Desta vez o convidado especial do “Café de Homens” realizado no último sábado foi o piloto canelense José Pedro Piva, que trabalhou em linhas aéreas internacionais da Varig por 20 anos e depois por mais 12 em empresa aérea chinesa. Após estas três décadas dedicadas a aviação, agora aposentado, fixou residência em Canela e cuida de seus negócios. Seguem algumas colocações do Zeca no encontro:

“Cursava engenharia em Caxias do Sul, quando surgiu a oportunidade de fazer concurso para entrar na Varig. Aí pensei o que era melhor: ser um engenheiro desempregado ou um piloto empregado.”

“Fiquei 20 anos na Varig, até ela quebrar. Quando quebrou, eu e minha esposa ficamos desempregados, pois ela era comissária de bordo. Além de termos um filho de um ano para criar.”

“Na mesma época surgiu a oportunidade de ir trabalhar na China como piloto. Além de mim, foram mais de 40 ex-pilotos da Varig foram trabalhar na China.”

“O chinês casa para ter um filho e torce para que seja um menino. Normalmente, após aposentados, os avós passam a morar com o filho e cuidar do neto”.

“Se estuda muito na China, mais que no Brasil e boa parte fala também o inglês.”

“Existe controle social e econômico de parte do governo, mas se trabalhar muito se consegue enriquecer.”

“O Chinês fabrica também boas mercadorias. Faz mercadorias de baixa e de boa qualidade. O cliente é que escolhe a que desejar e daí resulta o preço do produto.”

“O controle do governo existe. Uma propriedade pode ser usada por até 70 anos. Após este prazo volta a ser do governo. A pessoa nunca é proprietária em definitivo.”

“Trabalham muito e focados direto na quantidade. Férias no máximo de 10 dias.”

“Na China também existem superstições. No interior do país muitas casas têm escadas na porta da frente para impedir a entrada dos espíritos maus, pois os maus espíritos não sobem escadas.”

“A Varig quebrou por ter sido mal administrada, mas também houve outras causas. Nesta época, certa vez, o então ministro José Dirceu abriu a porta da cabine de voo e disse: isto aqui vai quebrar, podem arrumar outro emprego. Dirceu defendia interesses paulistas, que estavam de olho nas rotas internacionais da Varig”.

“O trânsito é um caos em todos os lugares. Acho que é porque recém saíram da bicicleta para os veículos”.

“As redes sociais são proibidas. Todas elas,”

UM POUCO DE HUMOR

FIRMEZA

– Qual é a sua idade? – pergunta o juiz à velhinha em sua trigésima audiência.

– Tenho 65 anos – respondeu ela.

E o juiz: – ué, já faz mais de 20 anos que a senhora declara que tem 65 anos…

– É verdade, meritíssimo! Como pode ver, não sou dessas pessoas que dizem uma coisa hoje e outra amanhã.

RÁPIDAS E SELECIONADAS

  • Só para o governo de vocês, como se dizia tempos atrás. Sabem quantos visitantes pagaram ingresso no Parque do Caracol nos dois últimos feriadões, o da Páscoa e o de 21 de abril? Exatamente 12.326. O total dos valores arrecadados em todo o mês de abril publicaremos semana que vem.
  • Neste dia 26, completaram-se três anos do falecimento da ex-vereadora Terezinha de Lourdes Fiorentino, a Teca, aos 65 anos. Como vereadora se caracterizou na ajuda e defesa dos mais humildes.
  • Neste dia 27, o E. C. Serrano completou 96 anos de existência. Quando ativo, o Serrano foi um dos mais tradicionais e importantes clubes amadores do Rio Grande.
  • A soma dos repasses do município, estado e união, para o nosso hospital atingiram R$ 2.432.318,00 neste mês de março.
  • Para lincar com a Festa e Romaria de Caravaggio que volta a ser realizada, após dois anos de pandemia, registro o encontro com dona Sila (Arcilia Ana Rigotto) filha de Angela Rigotto principal criadora e incentivadora da Romaria de Caravaggio. Aos 93 anos, esbanja lucidez e saúde, sabendo tudo desta festa e romaria que é a mais antiga da região.
  • Faz 45 anos, a serem completados neste dia 1°que faleceu Nagibe Galdino da Rosa. Foi vereador na primeira legislatura e político atuante por toda vida, também emancipacionista de primeira hora. Um grande canelense.

“Ninguém sabe o que significa crer a não ser aquele cuja canoa vai sendo invadida pelas ondas.”

Martim Lutero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido