Nesta semana teve o retorno das aulas e a obrigatoriedade de ser presencial, me chamou a atenção que os protocolos impostos pelo Estado obrigam também o uso da máscara pelas crianças e jovens, o que me dá uma dó deles. Imaginem, amigos, são praticamente 5 horas dentro de uma sala de aula e tendo que usar essa ‘focinheira’ o tempo todo. Nenhum município pode flexibilizar isso, sob pena de pagar multa. Aliás, eu fico muito feliz porque os eventos voltaram a acontecer, inclusive os populares bailões, afinal de contas a vida tem que seguir e o povo quer se divertir, só que nestes são centenas de pessoas sem máscaras, já na sala de aula…
Carnaval sem festa
Embora tenha muita gente que não goste da folia carnavalesca, novamente não teremos nenhum baile de carnaval aqui em Gramado e Canela, assim como será na maioria das cidades espalhadas pelo País. O feriado está mantido e tanto a Serra quanto o Litoral esperam um bom movimento nestes 4 dias, pelas informações que recebi não há tanta ocupação na hotelaria local, mas ao menos é o momento de faturar para pagar as contas. A título de lembrança a última festa de carnaval aqui foi em 2020.
Eventos de Páscoa
As cidades da região preparam os eventos de Páscoa, nesta semana foi a vez de Canela anunciar a programação. Um dos tradicionais, o Chocofest, mais uma vez não irá acontecer. A última edição foi em Nova Petrópolis, cidade que sediaria em 2020, mas foi cancelada por causa da Pandemia. Eduardo Zorzanello, CEO da Rossi & Zorzanello, explica que a empresa priorizou outros eventos que tem garantia de acontecer. Segundo ele, para projetar o evento deste ano seria necessário ao menos 6 meses de planejamento e investimentos antecipados, sem tem a garantia da sua realização.
Feito em Gramado
A décima edição da Feira Feito em Gramado deverá ter 100 empresas participantes neste ano de 2022, ao menos é o que projeta o secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais Ike Koetz. O valor investido por cada participante parte de R$ 500, e a parceria com o Sebrae está garantida, assim como foi na edição passada. É uma ótima oportunidade para as pequenas, médias e grandes empresas da cidade expor seus produtos.
Esta semana, quarta-feira, entrevistei o secretário no Programa Manhã com Informação da rádio do Jornal Integração. Quem quiser assistir vai lá na página do Facebook do JI.
É o fim
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse em conversa com jornalistas na última terça-feira (22), que o governo brasileiro está avaliando a reclassificação da covid-19 como endemia no país. No entanto, ele não disse como esse processo irá ocorrer e preferiu não estipular uma data para que a mudança ocorra. “Isso depende do cenário epidemiológico. Nós já assistimos a alguns países fazendo isso. É uma tendência no mundo e o Brasil já estuda esse tipo de iniciativa”, finalizou.
É só golpe
Os golpes nas redes sociais não param de crescer, a rede da vez é o Instagram, tenho vários amigos que tiveram suas contas clonadas (invadidas). A principal maneira de aplicação dos golpes é a venda de produtos se passando pelo titular da conta. É preciso prestar atenção antes de fazer qualquer negócio, é bom conferir os dados bancários antes de fazer um depósito em dinheiro ou antes de mais nada pedir uma ligação para a pessoa que está do outro lado, se for de vídeo melhor ainda, fiz isso esses dias e logo o fraudador me bloqueou e encerrou a negociação.
Marcas de Quem Decide
A Cidade de Gramado é líder na lembrança e na preferência de gestores de empresas e altos executivos do mercado gaúcho na categoria Destino Turístico Gaúcho, na 24ª Edição da pesquisa Marcas de Quem Decide, do Jornal do Comércio. O levantamento é feito em mais de 70 setores da economia gaúcha. A divulgação do resultado será em abril e Gramado figura como líder em todas as edições.
Texto: Daniel Santos | [email protected]