“O melhor hotel do mundo é brasileiro”. Assim diziam as manchetes da grande mídia, aumentando ainda mais a importância do título que Gramado conseguiu através do Colline de France. E o grande barato, ou caro, deste reconhecimento é que ele vem justamente dos usuários, que fazem a avaliação pelo site TripAdvisor. Quero deixar o meu parabéns ao amigo Jonas Caliari Tomazi e sua esposa Ana Clara Grings Tomazi e à equipe toda. Um fato tão relevante valoriza a cidade, e região, toda, cada pedaço deste chão passa a valer mais. Muito orgulhoso (matéria nesta edição).

Turismo borbulhante
“As pessoas querem deslocar”. A demanda reprimida em razão do isolamento para o controle da pandemia está ávida para se manifestar. Podemos denominar como preferirmos: passeio, turismo, saída, o que está acontecendo é que os seres humanos estão precisando deslocar, sair do isolamento. E nós aqui na região vamos chamar isso de turismo, pois é o que fazemos sempre. Prepare!
50 milhões de turistas
O estudo Três Décadas de Evolução do Funcionalismo Público no Brasil (1986-2017), divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela que, em 2017, foram gastos R$ 750,9 bilhões com os servidores públicos ativos, o que corresponde a 10,5% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos no país). Atualizado deve alcançar 12 milhões de servidores que não perderam renda por causa da pandemia. Tem mais os inativos. Somando pelo menos mais uns 10 milhões de empresários e mais outro tanto de trabalhadores da iniciativa privada que ganham bem, podemos concluir que cerca de 50 milhões de brasileiros, além de estarem loucos para deslocar, estão com a grana toda. Pois, além de não terem perdido renda, pouco gastaram, ou investiram, no último ano em roupas, viagens, jantares etc., exatamente pelo isolamento. Além disso o Dólar está supervalorizado (acima de cinco reais), favorecendo o turismo (deslocamento) interno e, quem sabe até, como terra que ostenta o melhor hotel do mundo, atraia visitantes estrangeiros.
Trabalhando dá
Ainda que a pandemia não esteja definitivamente controlada, acredita-se que o isolamento seguirá afrouxando. A vacina já é uma realidade para os idosos, doentes e boa parte de profissionais da saúde, segurança e já está chegando aos professores e tende a seguir avançando. É bom ficarmos preparados para assumirmos devidamente esta demanda.
Aposentados
Como os jovens precisam trabalhar terão de aproveitar folgas e férias. Por isso o feriadão de Corpus Christi (03 de junho – 4, 5 e 6) e Dia dos Namorados prometem. Mas os aposentados estão livres disso e podem ser atraídos a qualquer dia, semana, enfim.
E o Outdoor arrancado?
O empresário Felipe Rotmann, ou simplesmente Felipe da Cia Folder, espera uma decisão judicial sobre o caso do seu outdoor na Estrada Canela/Gramado, arrancado semana passada pela prefeitura. Rotmann garante que não competia a prefeitura mexer ali, onde o domínio pertence a EGR, que lhe deu a autorização para colocar o painel. Deu a autorização e cobrou as taxas. E deu as especificidades para a estrutura, como quanto de concreto deveria ser empreendido na cepa de firmamento, que para ser feita custou 10 sacos de cimento e um metro e meio de areia e outro tanto de brita. Por isso aquele gigante pesa sete mil quilos que para arrancar o cano da água foi avariado. Custo para arrumar o cano, perto de 50 mil reais.
‘Novelita’
De fato, chama atenção o ocorrido, pois há outras placas no perímetro que não são questionadas. Ah, mas esta estava no canteiro central e não nas margens. Bem, mais uma razão para diminuir a responsabilidade da prefeitura sobre. Se nem nas margens decide, imagina lá no meio. Enfim, só dou espaço para este assunto, porque é mais um daqueles casos em que o empresário, depois de tudo pago e investido, quem deveria estar feliz e receber taxas e impostos, vai lá e arranca, ficando a discussão sobre quem realmente manda ali, ao prejuízo do investidor. É assim o dia a dia de quem investe, dado a insegurança jurídica nunca se sabe se está certo ou não. Vale o hoje, somente.
Relações interpessoais

Acho que já não há mais necessidade de discutirmos se aceitamos ou não a decisão de cada um sobre sua sexualidade, sobre seu corpo. Isso está absolutamente convencionado, naturalmente. Também acho legal quando se faz campanhas de conscientização sobre os mais diversos temas por uma melhor convivência entre humanos diferentes entre gostos, cores, sabores, idades, seja lá o que for. Como o Integração está fazendo nesta edição, em parceria com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, de Canela, sobre abuso sexual infantil, cuja data máxima foi dia 18, terça passada.
Só não entendi onde o governador quis, ou quer, chegar com a iluminação especial dada ao Palácio Piratini, no dia em que este completou 100 anos, segunda passada, dia 17, com os dizeres a seguir reproduzidos na íntegra: “No dia em que completa 100 anos, o Palácio Piratini reverencia o passado mas olha para o futuro. Por uma sociedade com mais igualdade e respeito, está nas cores (o Palácio) do #DiaInternacionalContraLGBTfobia”.