CANELA – O Centro Social Padre Franco (CSPF)está impedido desde o início da pandemia de realizar os atendimentos habituais diretamente com os alunos.Anteriormente, cerca de 200 crianças e adolescentes recebiam diariamente alimentação como café da manhã, almoço e lanche, além de participações em oficinas de arte e cultura, reforço escolar e atividades esportivas.
Sem poder dar continuidade a estas demandas, a procura por alimentos, roupas e atendimento psicológico aumentou consideravelmente e como a entidade sobrevive em sua maior parte de doações da comunidade e empresas, em virtude da questão econômica ocasionada pela pandemia, houve muitas reduções neste sentido.
Mesmo atravessando este momento crítico, muitas ações estão sendo realizadas para amenizar a situação preocupante que algumas crianças, adolescentes e seus familiares estão passando. Um Brick Solidário está em andamento com distribuição de roupas gratuitas para os moradores assistidos pelo Centro que compreende os bairros Dante, Santa Marta e São José, sendo número limitado de até 10 peças por família. Por meio de doações da população, cerca de duas mil peças foram arrecadadas, possibilitando a campanha.
Conforme Maicon Rogério Moura, coordenador do CSPF, outra solicitação por parte da comunidade local são alimentos e a parte psicológica. “Sentimos que a maior necessidade neste momento, além da parte alimentar é o psicológico, pois constatamos que em virtude do isolamento e muitas pessoas ficaram sem emprego, necessitam deste acolhimento”, disse.

Para amenizar esta situação, além do atendimento presencial por parte da psicóloga, respeitando os protocolos de distanciamento, o Padre Franco oferece também de forma virtual. “Os mais diversos pedidos chegaram até nossa instituição, tanto de famílias que já eram por nós atendidas, quanto de outras que não tinham vínculos e prontamente estamos prestando apoio neste período, dentro de nossas limitações”, pontuou Moura.
Como forma de conhecer melhor a realidade das famílias, principalmente neste período de isolamento social e de enfrentamento a Covid-19, um questionário foi elaborado, facilitando assim um mapeamento mais detalhado de como estas pessoas estão neste momento, para nortear algumas ações por parte do CSPF. “Utilizamos esta pesquisa para compreender melhor a situação de cada família, buscando aperfeiçoar nossas ações”, explicou o coordenador.
Recentemente, uma mobilização movimentou os funcionários e voluntários do Padre Franco. Para comemorar o Dia das Crianças, brinquedos e doces foram arrecadados e além disso, um kit com pães e pasteis foi entregue às famílias.

Ações e as necessidades da instituição
– Ação: Atendimento virtual e presencial com a psicóloga, além de visitas pontuais pela assistente social. Necessidades:EPI’s como máscaras, protetor facial acrílico, luvas, jaleco e álcool
– Ação: Distribuição de pães, cucas, bolachas entre outros produtos confeccionados na instituição. Necessidades: Farinha de trigo, ovos, açúcar, sal, margarina, azeite, farinha de milho, fermento de pão, embalagens plásticas (saquinho), leite e gás P45.
– Ação: Distribuição de cestas básicas. Necessidades: todos e qualquer tipo de alimento, produto de higiene pessoal e limpeza e leite.
– Ação: Distribuição de máscaras e álcool em gela para as famílias. Necessidades:tecido, elástico e linha para confecção de máscaras, voluntários que queiram confeccionar máscaras e álcool em gel.
– Ação: Higienização da instituição. Necessidades: água sanitária, álcool, papel higiênico e toalha, detergente e desinfetante.
– Ação: Impressão de trabalhos escolares dos alunos que não tem acesso e recurso para imprimir as atividades. Necessidades:Folha A4, tinta para impressora e tonner.
Texto e fotos: Tiago Manique – [email protected]