GRAMADO –Uma bela jogada que não tem bola na rede nem grito entusiasmado do torcedor. O diferencial desta competição está em uma tática onde o principal destaque é o ato de solidariedade da comunidade.
Com viés esportivo para ajudar quem precisa, a Secretaria de Esporte e Lazer iniciou em março a 1ª Copa Gramado do Bem, em que as 21 equipes e entidades inscritas neste campeonato estão arrecadando alimentos. a Copa do Bem se encerra hoje.
Quem conseguir doar a maior quantidade de alimentos não-perecíveis e fraldas vencerá a competição recebendo um troféu. E todos os participantes ganharão uma medalha simbolizando a gratidão, o empenho e a solidariedade.
Até o momento,quase duas toneladas de alimentos, fraldas, materiais escolares e produtos de higiene e limpeza já foram recolhidos, sendo que grande parte já foi encaminhada para doação por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, responsável pela distribuição.“Criamos esta campanha com o meio esportivo para aproveitar esta união dos desportistas e o resultado está sendo positivo, conseguindo contribuir com a comunidade. As equipes estão trazendo os alimentos para colaborar e, à medidaque vamos arrecadando, é repassado para a Assistência Social”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Lucas Roldo, durante entrevista ao programa Redação Esportes na Rádio Integração Digital.
Lucas revelou que as pessoas sem vínculo com clubes e entidades participantes da ação solidária estão entregando alimentos na Secretaria, anexa ao ginásio Perinão. Ele destacou que, recentemente, os agricultores Ari Roberto Jardin e José Sachet e o empresário Pedrinho Moschem doaram 200 kg de verduras e legumes. Outra doação espontânea foi da empresaLimpeza Espaço Limpo que fez a entrega de 10 cestas básicas.
“Além da participação dos desportistas, estamos recebendo doações de empresários e agricultores. São pessoas que querem bem ao próximo, então é um saldo muito positivo. Tenho certeza que vamos arrecadar ainda mais para ajudar a comunidade que está precisando”, destacou.
ATIVIDADES ESPORTIVAS
Além da ação social, o secretário falou sobre as atividades esportivas. Quando ocorrer a liberação das competições, ele acredita que deve ter uma redução na participação de clubes e, respectivamente, atletas, devido aos cenários de saúde e econômico.
“Como toda a área, o esporte não é diferente. Está há muito tempo parado. Nesta situação vai se perdendo alguns vínculos, então precisamos motivar as práticas esportistas. As pessoas estão precisando do lazer e do esporte. Temos tambémesta preocupação de ter menos adeptos nas competições. Vamos passar por isso, mas, aos poucos, vai ser normalizado. O cronograma dos campeonatos estão prontos, sofrerão alterações e, conforme o andamento da pandemia,serácolocado em prática, assim como os projetos sociais”, revelou.
Pontuação
1 Pacote de Fraldas – três pontos
1 Kg de arroz – dois pontos
1 Kg feijão – dois pontos
1 litro de leite – dois pontos
1 litro de óleo – dois pontos
Para cada quilo ou litro de demais alimentos não-perecíveis, será cadastrado um ponto à equipe.
A entrevista