GRAMADO – Existe uma correlação entre a insegurança econômica e severas doenças psicológicas. Essa é a avaliação de Dileuza Quadro, psicóloga, empresária e tutora na Universidade Unopar. Ela é coautora do livro ‘Educação e gestão financeira: coisas que ninguém te conta’. A obra foi lançada no mês passado pela editora Conquista no Rio de Janeiro. Tem previsão de lançamento em Gramado para o dia 12 de março.
Com coordenação editorial da educadora financeira Juliana Alano, o livro reúne capítulos de 20 profissionais de todo o Brasil: especialistas, coaches, consultores, mentores, professores, escritores e palestrantes, com ampla experiência na sua área de atuação.
Para a coautora Dileuza, a educação financeira precisa ser trabalhada no indivíduo desde criança. Em seu capítulo, ‘Educando financeiramente a minha equipe de trabalho’, a psicóloga fala da importância do setor de Recursos Humanos de uma empresa ter um olhar mais amoroso sobre seus funcionários. “É importante também dentro das empresas ter um trabalho de organização financeira. Os próprios RHs das empresas se voltarem para isso, para ver quando um profissional não está bem financeiramente, conversar, educar, direcionar. Muitas vezes, a desmotivação, o absenteísmo, a baixa produtividade, o turnover [alta rotatividade de funcionários], pode acontecer por uma falta, uma insatisfação frente ao problema financeiro”, explicou.
Segundo a psicóloga, hoje há várias gerações trabalhando dentro de uma empresa e cada uma delas lida com a questão financeira de forma diferente. “É importante o gestor perceber o que cada geração busca e trabalhar com isso”, abordou. Dileuza disse que estamos vivendo um momento delicado por causa da pandemia: “este é o momento da gente se reconstruir, se reinventar, se ressignificar, dar um significado diferente para algumas coisas. É um momento de reconexão com a nossa vida profissional e pessoal”, ressaltou.
Gabrielly Pimentel – [email protected]