Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

InícioExclusivo AssinantesAapecan se apresenta à nova gestão para estabelecer parcerias em Gramado

Aapecan se apresenta à nova gestão para estabelecer parcerias em Gramado

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – O secretário Adjunto da Saúde, Volnei Desiam, recebeu a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) na quarta-feira (3). A entidade sem fins lucrativos apresentou as atividades à nova gestão com o objetivo de estabelecer novas parcerias. O principal pedido da associação é o retorno do transporte de pacientes de Gramado à Caxias do Sul, onde está localizada a unidade que atende a Região das Hortênsias. 

O deslocamento foi paralisado devido à pandemia. No entanto, a assistente social da Aapencan, Cassiana Weber, julga necessário o retorno o mais breve possível, pois o tratamento dos pacientes não parou. “A nossa casa de apoio em Caxias possui 8 leitos. Funciona de segunda à sexta-feira. Tem acomodação e refeição. É um serviço gratuito. Mas teve que ser paralisado por causa da pandemia. No entanto, estamos realizando visitas nas casas dos usuários e o transporte deles aos institutos de combate ao câncer, para que eles não tenham que usar o transporte coletivo”, disse.

A unidade de Caxias do Sul funciona no endereço: Rua Irmão Anastácio, 65, Bairro Sagrada Família, próximo ao Hospital Geral da cidade. “Eu chorei no último dia de radioterapia. Quando eles disseram que eu estava de alta e podia vir para casa. Eu fico ligando para a Cassiana e para a Aapecan. Eles são queridos como se fossem nossos pais. Eu não tenho mais pais, mas tenho esses amigos que me dão apoio. Isso é muito importante no tratamento”, disse Valério Adams, 65 anos, ex-usuário da unidade.

O secretário Adjunto da Saúde disse que conhece de perto o trabalho da associação, pois foi o motorista responsável por levar os pacientes à Caxias por 8 anos. “Não é qualquer pessoa que pode transportar. O motorista tem que ter o perfil, a pessoa que os acompanha tem que ter paciência. Às vezes, o paciente passa mal no caminho, tem que haver uma atenção, contou. Antes da pandemia, o município disponibilizava dois carros para o transporte diário de pacientes à cidade vizinha -um sai de Gramado às 5h30 e retorna no fim da manhã, outro sai às 11h e retorna à noite. Volnei prometeu retornar o transporte em breve.

A Aapecan possui 14 unidades no Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Rio Grande, Ijuí, Passo Fundo, Uruguaiana, Lajeado, Pelotas, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, lagoa Vermelha, Camaquã e Bagé. A entidade atende a 49 municípios em todo o estado e também faz visitas a usuários em suas respectivas cidades.

As três principais atividades da entidade são: hospedagem de usuários e acompanhantes de municípios vizinhos; assessoramento de defesa de direitos; e serviço de convivência e fortalecimento do vínculo. A associação, que completa 16 anos em março, já atendeu quase 20 mil pessoas. Atualmente, possui 370 usuários ativos.

Segundo Volnei Desiam, a secretaria de Saúde criou um grupo de apoio a pacientes da oncologia que funcionou na gestão de 2013 a 2016, com assistente social, psicólogo, médico, enfermeiro e nutricionista. Ele disse entender a importância do fortalecimento do vínculo entre paciente e familiares. “Em breve, vamos retomar esse grupo de apoio. Não é só tratar paciente, tem que tratar a família junto. Conhecer a estrutura da família. O mais importante é tratar o emocional das pessoas. Se o emocional estiver bem, tem grande chance de o tratamento ter um resultado positivo”, salientou.

A associação também realiza entrega de cestas básicas aos usuários. Para a Páscoa, o secretário adjunto de Saúde prometeu tentar arrecadar chocolates com os donos das fábricas de Gramado para distribuição aos pacientes da Aapecan: “isso vai adoçar um pouco a vida deles”, comentou.

Como ajudar?

Através de doações de valores, roupas e materiais que são convertidos em manutenção das casas de apoio e em suprimentos para os usuários, de acordo com a avaliação junto à assistente social. Entre em contato com a entidade através do site http://aapecan.com.br/doacao/ ou por WhatsApp: (54) 99234.6763.

Texto: Gabrielly Pimentel – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido