Tradicional festividade que ocorre na Linha Araripe será realizada de forma diferente devido à pandemia
Tiago Manique
GRAMADO –Festividade, aglomerações, abraços, enfim, aquela tradicional integração entre as pessoas está paralisadapor causa do novo coronavírus. Tradicional há 17 anos na localidade da Linha Araripe, o Domingão da Criança, evento social que ocorre sempre nos meses de outubro, não será realizado neste ano.
Para tentar minimizar a situação, os organizadores darão continuidade ao objetivo do evento, que é proporcionar alegria, diversão e bem estar, mas de forma diferente, por meio de ações ambientais e doação de caixas de leite.
Na manhã desta terça-feira (25),dois dos organizadores da atividade, André Kiekowe MarisângelaWagner,estiveram participando do programa Manhã com Informação na Rádio Integração Digital e divulgaram esta nova campanha social, diferente da realizada por 17 anos consecutivos.
“No primeiro momento a intenção era de adiar, mas depois com o passar dos meses, verificamos que a melhor situação, por questão de segurança para a saúde de todos era pelo cancelamento do evento”, contou André, relatando que a edição deste ano, estava praticamente pronta com as atrações definidas e a expectativa de reunir mais de mil pessoas, entre criança, famílias e cerca de 150 voluntários.
O Domingão da Criança nesta temporada não deixará de ser realizado, mas claro de modo diferente do habitual. Como um grande evento é normal que ao término, se acumule certa quantidade de lixo e esta situação desde o ano fez aventar a organização em criar o “Seu Lixo Nosso Domingão”.
“Tivemos a percepção desde o ano passado e ficamos inquietos com a questão ambiental. Reverter este lixo, resíduos para angariar recursos para o evento, pois o Domingão [da Criança] vai além de uma festa, mas ajudar o meio ambiente e conscientizar a família da importância de reciclar, mostrar que o lixo tem valor. Já conseguimos alguns recursos da venda de recicláveis e será revertido para as crianças. Vamos comprar leite e doar direto nas casas destas pessoas, estamos coletando papelão, pet, plástico, galões de limpeza, tudo é reciclável e estamos bem apaixonados para o projeto”, explicou Marisângela.
Para ampliar esta nova ação, além de forma individual uma grande rede de apoiadores está participando para facilitar a coleta dos lixos. O projeto ambiental Gramado Viva é um dos parceiros, além de diversos pontos comerciais que está com espaços disponíveis para a arrecadação dos resíduos (ver abaixo).
André relatou que o Domingão da Criança chamou a atenção de pessoas de outros municípios que demonstraram interesse em participar e realizar o evento semelhante, ao que costumeiramente era realizado em anos anteriores. “Fomos procurados por pessoas de Ivoti e Caxias do Sul, pois o nosso evento não é somente festa, é cultura, educação, movimenta também a economia da região com os produtores expondo seus produtos, então ficamos muito felizes também com esta procura”, finalizou. Mais informações pelo telefone: (54) 99928.6580.
BOX
Saiba mais
Pontos de coleta de lacres e tampinhas e bairros
Jordana Bella-Flor – Várzea Grande
Casa Eder Rossa- Três Pinheiros
TiofinhoAgropet- Piratini
Aquabichos- Carniel
Bazar do Moinho – Moura
Carneiro Gás- Bairro Moura
Mecânica Rodebem- Bairro Floresta
Farmácia Líder- Centro
Espaço Gaúcho- Centro
Saiba mais
Pontos de coleta de papelão, pet, tampinhas, latinhas e lacres
Bazar da Luluzinha – Floresta
Salão D’Loiva – Piratini
Casa da Beleza – Floresta