Tiago Manique
REGIÃO – Diante do atual momento que o mundo está vivenciando, manter em dia o sistema imunológico e permanecer em casa, são as maiores defesas para se combater o Covid-19, mas ressaltando que não há comprovação científica até o momento de alimentos que elimine o vírus.
Para ter uma alimentação equilibrada, a reportagem do Jornal Integração conversou com a nutricionista Daiane Vaccari que relacionou os diferentes tipos de alimentos fácil das pessoas encontrarem, sendo todos estes essenciais para fortalecer a imunidade.
Vitaminas e alimentos
Selênio: castanha-do-pará, arroz e gema de ovo.
Zinco: carne de vaca ou de frango, feijões e castanhas.
Vitamina A: mamão, cenoura e manga.
Vitamina C: laranja, goiaba, acerola, limão e caju.
Vitamina E: sementes de girassol, amêndoas e avelã.
Grãos e cereais: Feijão,lentilha, ervilha, grão de bico, quinoa, trigo,arroz, massas, aveia, chia, linhaça, gergelim, entre outros.
Legumes e verduras: cenoura, abóbora, almeirão, brócolis, espinafres, couves,pimentões, folhas verdes escuros
Frutas: Cítricas (laranja, mexerica, maracujá, limão, bergamota e abacaxi), amarelas e laranjas são ricas em vitamina C. Mas todas auxiliam para aumentar imunidade.
Carnes: Gado, frango,peixes. Assadas ou grelhadas, magras, sem pele ou gordura.
Chás e outras bebidas: Água, chá com limão e mel, água com limão, suco natural de laranja, limão, abacaxi.
"Compostos como polifenois, carotenoides, licopeno, flavonóides e outros são antioxidantes e, têm a capacidade de neutralizar ou evitar a formação de radicais livres como alho, cebola e gengibre. Frutas e hortaliças contêm compostos antioxidantes", disse Daiane.
E se bater a ansiedade?
Importante destacar que neste momento, de muitas pessoas em casa, pode gerar a ansiedade e com isso a vontade de se alimentar de forma demasiada. Daiane orientou para que a pessoa crie uma rotina alimentar afim de minimizar para que não prejudique a saúde.
"Manter uma rotina alimentar, criando horários das refeições, estabelendo o café da manhã, almoço, jantar e nos intervalos os lanches. Fazer programações das preparações como no café da manhã com pão integral, queijo branco, café e uma fruta com fibras. Ter uma alimentação rica em folhas verdes e frutas e manter uma boa hidratação diária exemplo: 35 x peso atual = valor da ingestão hídrica diária", citou.
O alerta também para manter um equilibrio na alimentação, não exagerando em alguns ítens deixando de consumir algumas vitaminas importantes. A nutricionista pondera que não somente neste momento de ter uma educação alimentar padronizada, mas tem que ser algo rotineiro na vida das pessoas.
"Manter uma alimentação variada e colorida é o segredo. Desta forma estaremos recebendo todos os grupos alimentares necessários para manter nossa imunidade alta. Mas lembrando que não adianta fazer somente neste momento, pois o ideal é manter esse padrão alimentar todos os dias", alertou.
O que não consumir ou procurar diminuir em alimentos que podem ser prejudiciais na imunidade foi relacionada pela profissional. "Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades. Limite o consumo de alimentos processados e ultraprocessados que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece", relatou.
Conservação de temperatura de alimentos
Não descongele os alimentos à temperatura ambiente e sim dentro da geladeira, no microondas ou cozinhar imediatamente no forno ou microondas. Durante o cozimento, os alimentos devem atingir 70 °C e garantir a ingestão segura.
Higienizar frutas e hortaliças
Lavar em água corrente um a um ou folha a folha. Após colocá-las por 15 minutos em um litro de água com solução clorada (1 colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária). Seque e guarde na geladeira.
Receitas para fazer em família
Bolo de casca de bergamota
Ingredientes
2 xícaras de açúcar mascavo
½ xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 colheres de sopa de fermento em pó
3 ovos
1 pitada de sal
2 bergamotas com casca e sem sementes
Modo de preparo:
Bata no liquidificador: ovos, óleo, açúcar mascavo e as bergamotas com casca. Coloque esta mistura em uma tigela e acrescente o sal e a farinha integral e misture bem. Despeje em uma assadeira untada e leve para assar em forno quente de 30 a 40 minutos. Retire toda a pele branca da bergamota para evitar gosto amargo.
Bolo de maçã integral
Ingredientes
3 ovos
1/2 xícara de leite desnatado
1/3 xícara de óleo
1 maçã cortada em pedaços grandes
1 maçã descascada cortada em cubinhos
1 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 xícara de farinha de aveia
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Modo de preparo:
Comece batendo no liquidificador os ovos, leite, óleo e a maçã em pedaços grandes. Quando estiver homogêneo adicione farinha de aveia aos poucos e batendo até incorporar. Então, por último, sem bater adicione as maçãs em cubinhos e o fermento incorporando com suavidade com uma colher. Despeje a massa uniforme em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada. Leve ao forno a 180°C e pré-aquecido por 30 minutos. Pode decorar com canela.