Início Coronavírus Shoppings de Caxias têm horário de atendimento ampliado

Shoppings de Caxias têm horário de atendimento ampliado

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Caxias do Sul publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (25), em edição extra, o decreto nº 21.196, que flexibiliza horários de alguns serviços para evitar aglomerações em função da pandemia do coronavírus. Entre as alterações estão a ampliação do horário de funcionamento de supermercados e shoppings e alteração na quantidade de mesas nos estabelecimentos.

Os shoppings centers poderão atender no horário compreendido entre 7h e 22h, ainda de segunda-feira a sábado, com acesso de pessoas limitado a 30% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou PPCI. Hipermercados, supermercados, mercados, mercearias, açougues, peixarias, fruteiras, padarias, centros de abastecimento de alimentos e congêneres têm o mesmo horário liberado, incluído o domingo.

Restaurantes e congêneres deverão atender exclusivamente na prestação de serviços de alimentação, presencialmente até 23h, com ocupação máxima de 50% das mesas e não o previsto no alvará ou PPCI. Deverá haver restrição de uso das mesas que não forem utilizadas, interditando-as de forma alternada, respeitando ainda o disposto na Portaria SES Nº 319/2020 e o limite de cinco pessoas por mesa.

O novo decreto autoriza a manutenção de até três mesas, exclusivamente para fins de alimentação no interior das dependências das lojas de conveniência, sendo vedado o uso de decks, bem como a aglomeração de pessoas nas áreas localizadas no entorno de postos de combustíveis. Também passa a ser responsabilidade dos estabelecimentos a formação de filas com consequente aglomeração de pessoas em suas dependências ou no seu entorno, mesmo que em áreas públicas, devendo ter sistema de controle de acesso com distribuição de senhas ou outro mecanismo similar, limitando o número de clientes e distanciando aqueles a que será permitido o ingresso. O decreto estabelece que é responsabilidade dos estabelecimentos evitar tais práticas, sob pena de aplicação de sanções previstas na legislação municipal, inclusive com a possibilidade de suspensão das atividades.

Ainda fica autorizada nos restaurantes e congêneres a presença de dois músicos, que deverão manter afastamento mínimo de cinco metros do público presente ou haver a instalação de barreira de proteção acrílica entre o palco e a área das mesas. É proibida a circulação dos clientes na área próxima ao palco, bem como a prática de qualquer tipo de dança. A comercialização de bebidas alcoólicas por todos estabelecimentos comerciais do município segue proibida entre 23h e 7h.

MAIS DE 8 MIL CASOS POSITIVOS

Caxias do Sul atingiu a marca de 8.067 casos positivos, nesta sexta, com inclusão de 114 novos registros. Destes, 7.124 estão recuperados, representando 88% do total. Dos ativos, 764 encontram-se em isolamento domiciliar, 24 em enfermaria e 24 em UTI. Ainda há 105 pacientes aguardando o resultado e 57.254 exames foram considerados negativos.

Com três mortes confirmadas na sexta, a cidade alcança 131 vítimas por complicações decorrentes da covid-19. São 75 homens e 56 mulheres. As mais recentes vítimas são duas mulheres, de 74 e 83 anos, e um homem de 66 anos. Os três apresentavam comorbidades.

A ocupação de leitos de UTI do SUS era de 78%, na sexta, com 57 leitos em uso. Na rede privada, o índice era de 69%, com 59 leitos. Mais informações em https://covid.caxias.rs.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido