InícioCoronavírusMP e Defensoria recomendam uso obrigatório de máscaras e maior fiscalização

MP e Defensoria recomendam uso obrigatório de máscaras e maior fiscalização

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – O promotor de justiça de Canela, Paulo Eduardo de Almeida Vieira, assinou uma recomendação conjunta com a Defensoria Pública para que a Prefeitura adote medidas de punição para os estabelecimentos que descumprirem o que está exposto no decreto de flexibilização assinado pelo prefeito em 16 e abril (Decreto Municipal nº 8.727). Outra recomendação é para tornar obrigatório o uso de máscaras em estabelecimentos, indústria, transporte e comércio.

A recomendação é direcionada ao prefeito Constantino Orsolin e ao secretário da Saúde, Vilmar Santos. O Ministério Público entende que “o referido decreto não prevê fiscalização e/ou sanção para o caso de descumprimento das medidas definidas como condição indispensável para a retomada das atividades comerciais, de prestação de serviços e atividades autônomas”.

Outro ponto citado pelo promotor é que “de forma temerária, (o Município) apenas recomendou à população que mantenha atenção às orientações e medidas de prevenção e combate ao COVID-19, silenciando, por exemplo, quanto a exigir que o ingresso de pessoas em estabelecimentos comerciais ou similares deva estar condicionado ao uso de máscaras de proteção”.

Por estes entendimentos, o Ministério Público está recomendando que o prefeito e o secretário adotem providências eficazes e eficientes para implantação e cumprimento das medidas de prevenção estabelecidas pelo Governo do Estado como condição para a reabertura e manutenção do funcionamento de determinadas atividades econômicas.

Bem como providenciem a readequação do referido Decreto Municipal, a fim de estabelecerem-se sanções (multa, multa-diária, embargo, suspensão ou interdição) para o caso de descumprimento das medidas, principalmente aquelas tidas como condição à reabertura do comércio e demais atividades econômicas.

E que também providenciem medidas de prevenção para ingresso das pessoas em estabelecimentos comerciais, indústrias e transporte público, especialmente o uso obrigatório de máscaras.

A recomendação foi assinada pelo promotor Paulo Eduardo de Almeida Vieira às 17h desta quarta-feira, e a Administração Municipal tem prazo de 72 horas para encaminhar informações acerca das providências adotadas, sob pena de responder medidas judiciais.

 

O QUE DIZ A PREFEITURA

Na manhã desta quinta-feira, às 9h30, os prefeitos das cidades que integram a Amserra terão uma reunião para discutir este e outros detalhes conjuntamente. Por meio do departamento de comunicação, foi informado que após a reunião, a Administração aguarda novo decreto estadual para então editar o decreto municipal, o que deve ser feito até sexta-feira.

Quanto ao uso de máscaras, a Prefeitura informou que “a obrigatoriedade do uso estará no novo decreto. As fiscalizações apertaram o cerco nos últimos dias e a Secretaria da Saúde está distribuindo máscaras nas filas dos bancos”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido