Somente Catedral Diocesana ficou aberta por períodos limitados para orações dos fiéis (Foto Banco de Dados)
O bispo diocesano Dom José Gislon autorizou, na segunda, 20, a reabertura de igrejas e oratórios nos municípios de abrangência da Diocese de Caxias do Sul a partir da quarta, 22, exclusivamente para orações pessoais dos fiéis. Na próxima semana deverão ser divulgadas orientações para a volta gradual das cerimônias religiosas, sacramentos, catequeses e demais atividades pastorais. Os atos religiosos estavam suspensos desde 16 de março.
No ofício tornado público na tarde de segunda, o bispo condiciona a reabertura ao cumprimento de algumas medidas de prevenção e segurança ao coronavírus. Dentre elas, a disposição de embalagens com álcool em gel 70º em todas as entradas; delimitação dos espaços entre os fiéis, respeitando a distância mínima de dois metros; e a higienização dos bancos e demais ambientes internos de cada espaço religioso com álcool gel 70º, água sanitária e demais produtos afins.
Retorno de academias
A Prefeitura de Caxias do Sul anunciou para a terça, 21, a publicação de novo decreto com autorização para que academias e demais estabelecimentos afins retomem as atividades a partir da quarta, 22. No comunicado em que informou a decisão, a Administração não fez qualquer referência sobre a forma como a reabertura deverá se dar.
Proprietários de academias se mobilizaram nos últimos dias, por meio de audiências e ofícios, pedindo a liberação sob alegação de que a continuidade do fechamento resultaria em demissões em massa na atividade. Em municípios como Flores da Cunha e Garibaldi, o retorno foi autorizado com a restrição de funcionamento a 30% da capacidade de atendimento.
Casos confirmados sobem para 44
Caxias do Sul totaliza 44 pacientes positivos para a Covid-19, de acordo com a atualização feita na segunda, 20, pela Secretaria Municipal da Saúde. Destes 25 estão curados, 30 aguardam resultado e 257 tiveram exames com resultados negativos. O caso confirmado na segunda é de um homem de 62 anos.
Dos pacientes com exame positivos, quatro estão internados em leitos de unidades de tratamento intensivo (UTIs) e 15 em isolamento domiciliar. Ainda há dois casos suspeitos em UTIs e sete em leitos hospitalares. Dos 44 casos confirmados, 22 são homens, entre 15 e 79 anos, e 22 mulheres, entre 20 e 96 anos. Do total, 25 são profissionais da saúde.
A Secretaria da Saúde também informou que atestou negativo para Covid-19 o resultado do exame da criança de 11, que faleceu na sexta-feira, 17. Na segunda, 20, foi registrado o óbito de um homem, de 66 anos. A secretaria aguarda o resultado do exame, pois o paciente tinha outras doenças.
De acordo com a secretaria, na segunda, havia ocupação de 85% dos leitos de UTIs administrados pelo SUS, o correspondente a 29 unidades. Na atividade privada, o índice era de 41%, com 27 leitos. Do total de 56 leitos ocupados em UTIs, seis são de pacientes confirmados e suspeitos da Covid-19.