No sábado, 4, agricultores participaram de iniciativa para desinfecção da cidade (Foto Valéria Loch, Divulgação)
Em decretos publicados na quinta e sexta-feira, 2 e 3 de abril, a Prefeitura de Garibaldi fixou diretrizes para a retomada de atividades no âmbito privado e público a partir de segunda, 6. As repartições do Município terão atividades em turno único de seis horas ininterruptas, das 7h às 13h, limitando o atendimento externo a no máximo duas horas, mediante agendamento, exceto nas áreas de saúde, fiscalização e transportes que terão regime próprio de horário. A recomendação da Prefeitura é que, preferencialmente, os contribuintes utilizem o serviço por meio eletrônico ou telefone.
Seguem suspensas as atividades presenciais de capacitação, de treinamento ou de eventos coletivos realizados pelos órgãos ou entidades da administração pública municipal direta e indireta que impliquem a aglomeração de pessoas, bem como a participação de servidores e empregados públicos em eventos ou em viagens. As reuniões de trabalho, sessões de conselhos e outras atividades que envolvam aglomerações de pessoas deverão ser realizadas, na medida do possível, sem presença física, mediante o uso por meio de tecnologias que permitam a sua realização à distância.
Os servidores e estagiários devem utilizar, obrigatoriamente, equipamentos de proteção individual, em especial máscaras, bem como a ampliação das medidas de higiene e limpeza, com ampla disponibilização de álcool em gel para uso. Ficam suspensas, excepcional e temporariamente, as férias dos servidores com atuação nas áreas da saúde e segurança pública. As aulas da rede pública e privada estão suspensas até 30 de abril.
Atividades econômicas são retomadas com 25% da mão-de-obra
Os estabelecimentos industriais e prestadores de serviços, incluindo a construção civil, estão liberados para funcionar com a utilização de 25% do quadro pessoal. Os trabalhadores que se enquadram no grupo de risco não podem ser chamados.
Em decreto, a Prefeitura definiu os requisitos para a retomada. Dentre eles, disponibilização de álcool gel 70% e ou sabão nas áreas de trabalho e garantia de limpeza das áreas e de utensílios; distanciamento interpessoal mínimo de dois metros, que pode ser reduzido para um metro no caso de utilização de equipamentos de proteção individual, adequados para evitar a contaminação e transmissão da Covid-19; aumento dos turnos de refeição para redução do número de colaboradores nos refeitórios e restaurantes, de forma a manter o afastamento seguro entre os trabalhadores; e aplicação do regime de home office para os trabalhadores que possam realizar suas atividades à distância.
Os estabelecimentos deverão, no prazo de cinco dias úteis a contar da publicação do decreto, na quinta, 2, apresentar à Administração Municipal relatório comprovando o cumprimento das determinações. O descumprimento implica em advertência escrita, multa e fechamento temporário, bem como multa e cassação do alvará. Excetuando-se as consideradas atividades essenciais, as operações comerciais seguem proibidas de funcionar, até 15 de abril, por determinação de decreto estadual.
“Tratoraço” para desinfecção da cidade
Como parte das ações de combate ao coronavírus, a Prefeitura de Garibaldi, realizou sábado, 4, mais um trabalho de higienização pelas ruas da cidade. Os agricultores participaram de um "tratoraço" pelas áreas de maior circulação de pessoas para auxiliar no combate à doença. Mais de 50 tratores passaram pela área central e bairros da cidade, encerrando as atividades próximo ao meio-dia.
O objetivo da desinfecção é diminuir a circulação de microrganismos críticos para a saúde pública, entre eles o coronavírus. O serviço foi executado por produtores rurais, equipados com trator e pulverizadores. O produto utilizado é o quaternário de amônia, autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desde 20 de março, a secretaria da Segurança e Mobilidade Urbana realiza este trabalho de higienização nas proximidades das Unidades Básicas de Saúde, Hospital Beneficente São Pedro, praças públicas, Estação Rodoviária, mercados e agências bancárias.